Plantão odontológico é realidade em Paraíso

25/11/2013

A população de São Sebastião do Paraíso tem mais um motivo para comemorar: Desde o dia 12 de novembro, o Pronto Atendimento Municipal, além de contar com no mínimo três médicos atendendo diariamente, agora conta também com o profissional de odontologia, ou seja, um dentista atendendo no horário noturno de segunda à sexta-feira, e integralmente nos finais de semana e feriados.

A reivindicação é antiga e agora, com 11 meses de administração, a atual gestão está investindo na área de urgência e emergência odontológica. A lei que regulamenta esse serviço é a 4.029/13 e os investimentos são feitos totalmente com recursos próprios.

O plantão odontológico funciona das 18h às 6h da manhã e aos sábados, domingos e feriados, o atendimento é de 24h. De acordo com a secretária de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, o serviço de urgência em odontologia é extremamente importante, e sua implantação vem sendo estudada desde o início do mandato. “Dor de dente, além de insuportável, não tem hora. Foi pensando nisso, que criamos o plantão odontológico, com a intenção de proporcionar mais conforto e dignidade a nossa população que, até então, se tivesse dor de dente no meio da noite, feriados e finais de semana, ou ficaria com a dor até o dia seguinte ou iria ao Pronto Atendimento, passar pelo médico e tomar um medicamento para tirar a dor. A partir de hoje, o cidadão será atendido por um profissional especializado”, explica Dulcinéa.

Vale ressaltar que o atendimento é feito somente em casos de urgência odontológica, sendo que para os casos mais simples, a população conta com 12 equipes de Saúde Bucal, que ficam nas Unidades de Saúde da Família: Veneza, Caic 2 e 3, Guardinha, São Pedro, Lagoinha, Planalto, San Genaro, São Judas, Verona, Vila Formosa e Vila Mariana. Mais informações através do telefone 3539-7023 (Coordenação da Odontologia).