Saúde de Paraíso é premiada no Estado

22/11/2013

Concorrendo com 554 equipes de saúde atestadas na Região Sul do Estado de Minas Gerais, o município de São Sebastião do Paraíso foi premiado no concurso “Prêmio Mineiro de Práticas Exitosas na Atenção Primária a Saúde – edição 2013”. O título do trabalho ganhador é “Organização do processo de trabalho vivenciada pelas Equipes de Saúde da Família do município de São Sebastião do Paraíso/MG, a partir do Pmaq-AB”, desenvolvido pela equipe de Coordenação da Atenção Básica e escrito pelo enfermeiro apoiador das Unidades de Saúde da Família, Gilmar Antonio Batista Machado.

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, lançou o prêmio para participação dos municípios mineiros, Unidades Regionais de Saúde (URS) e dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um reconhecimento aos municípios e suas equipes com relação às práticas na Atenção Primária a Saúde (APS), por meio do relato de experiências exitosas na organização de serviços e processos, e na implementação de estruturas no âmbito da APS.

De acordo com Gilmar, o trabalho descreve a experiência da implantação e desenvolvimento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) e do Prêmio de Melhoria da Atenção Integral à Saúde (PMais) pelo município de São Sebastião do Paraíso, com ênfase na reorganização direta das ações de planejamento, avaliação e monitoramento da Estratégia de Saúde da Família. Relata também o incentivo do município no estímulo das equipes de Saúde da Família na participação do Pmaq-AB e os resultados obtidos pelas ações implantadas e os principais pontos a serem melhorados no programa e no prêmio.

Gilmar explica ainda que, tanto na implantação do Pmaq-AB, quanto na do Pmais, houve discussões entre equipes e gestão municipal, com destaque para os mecanismos de verificação do processo de trabalho, além da produção, acompanhamento e avaliação de indicadores. “O incentivo financeiro do prêmio motivou as equipes na busca dos resultados, permitindo a implantação de instrumentos como fichários rotativos de controle de mulheres em idade fértil, crianças até dois anos, hipertensos e diabéticos, atualização permanente do Sistema de Informação da Atenção Básica e o aperfeiçoamento do sistema de gestão com apoiadores de suporte às equipes” esclarece Gilmar.

A entrega da premiação ocorrerá no dia 26 de novembro, em Belo Horizonte, no Minas Centro, ocasião em que Gilmar estará presente para receber tanto o troféu quanto o prêmio de R$ 10.000,00. “O exemplo de São Sebastião do Paraíso em relação ao Pmaq-AB mostra que o caminho do Ministério da Saúde para o fortalecimento da Atenção Básica no país passa pela melhoria da qualidade por meio de instrumentalização das equipes e pelo pagamento financeiro por resultados” finaliza Gilmar.

A equipe da coordenação é constituída pela coordenadora Fernanda Amorim Sposito Scarano, os apoiadores Larissa Franciele Machado Freitas, Shirley Antonia Gonçalves Vanoni e Gilmar Antonio Batista Machado, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Suzana Marinzek Araújo, o coordenador da saúde bucal Luiz Antonio Pimenta Montaldi, as agentes administrativas Érica Dizaró Rodarte, Walquíria Ferreira, Josiane Rosa e Maria Abadia Melo, além da estagiária Camila Martins de Sá. O apoio direto da coordenação é realizado pelo diretor de Saúde, Christian Alves Neto, e pela secretária de Saúde e Ação Social, Dulcinéa de Freitas Barroso.

*Para conferir o trabalho, basta acessar o site:
http://premioaps.saude.mg.gov.br/index.php/consulta-publica/category/14-sul?download=117: sao-sebastiao-do-paraiso-fernanda-amorim-sposito-scarano