GM faz palestra em empresa sobre acidentes

19/11/2013

Atendendo à solicitação da empresa Paraisoplex, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte de São Sebastião do Paraíso realizou nos dias 12 e 13 de novembro palestras de prevenção de acidentes de trânsito para os funcionários da firma, coordenadas pela inspetora da Guarda Municipal, Rosa dos Reis Lemes, e a coordenadora do projeto Educando para o Trânsito, Gisele Maria da Silva, do departamento de trânsito municipal.

No total foram quatro palestras atendendo todos os turnos da empresa, atingindo 700 funcionários aproximadamente. A Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) visa alertar os funcionários aos riscos que estão expostos durante as atividades na empresa ou a serviço da mesma.

Conforme solicitação, vários funcionários tem se envolvido em acidentes de trânsito, o­nde ficam vários dias afastados de suas atividades, causando transtornos internos. O tema abordado foi “Acidente de Trajeto”, que é aquele ocorrido da residência para o trabalho e vice-versa. Para ser considerado acidente de trajeto, o trabalhador deverá estar no percurso normal, isto é, o caminho percorrido para ir ao trabalho habitualmente, não precisa ser o mais curto, mas sim o habitual. Já o acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício das atividades à serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Conforme as técnicas de Segurança no Trabalho, Cristiane Franciscone, Sandra Raquel de Souza e Marlene Ávila Soares, “esse foi um tema que se fez necessário devido vários acidentes com funcionários ao longo do ano de 2013. Também já contam com a presença da Guarda Municipal com o mesmo tema na próxima Sipat no ano de 2014”. Para a coordenadora Gisele Silva, esse foi mais um dever cumprido o­nde contribuímos para trânsito mais seguro.