Paraíso faz 1ª Semana de Ciência e Tecnologia

30/10/2013

Com o objetivo de divulgar as atividades científicas e tecnológicas realizadas na cidade e ainda promover a difusão de conhecimentos científicos de um modo geral, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, promove entre os dias 28 e 30 a 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.

A programação foi dividida em três dias, sendo “Ciência, Saúde e Esporte” o tema central do evento e que norteia as palestras ministradas no Teatro Municipal Sebastião Furlan e nas escolas municipais Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza) e Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto).

A abertura foi realizada no Teatro na noite de segunda-feira, com a presença de cerca de 400 presentes, entre alunos do Pronatec e de cursos técnicos do Senac, servidores públicos e população em geral. A solenidade contou com as palestras ministradas pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, Cícero Barbosa, e pela professora Maria Concebida Pereira do IF Sul de Minas – Campus de Passos.

Na noite de terça-feira, mais três palestras foram apresentadas em cada um dos locais o­nde a Semana é realizada. Enquanto o Teatro recebeu a comunidade e estudantes da Libertas Faculdades Integradas, do Senac e da Faculdade Calafiori, as escolas municipais sediaram as atividades voltadas exclusivamente para os alunos do Pronatec mantidos pela Prefeitura Municipal em parceria com o IF Sul de Minas – Campus de Passos.

Para a quarta-feira, 30, está previsto o encerramento da 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia que acontecerá no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a partir das 19h. Um dos principais pontos da última noite da atividade será a palestra “Estudar em uma Instituição Federal de Ensino Superior – um sonho mais que possível”, dirigida pelo secretário Cícero Barbosa.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — A Semana Municipal faz parte das atividades da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu entre 21 e 27 de outubro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial das crianças e dos jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.