Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Programa Geração Saúde: vagas abertas em Paraíso

18/10/2013

Os adolescentes entre 15 e 19 anos, que tem índice de massa corpórea (IMC) classificado como sobrepeso, são o alvo do Projeto Geração Saúde, do Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude (SEEJ), desenvolvido nos municípios mineiros atendidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). O intuito é promover gratuitamente a prática de atividade física orientada aos jovens nessa faixa etária, assim como acompanhamento médico, nutricional e psicológico, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo e o sobrepeso.

Em Paraíso, foram destinadas 100 vagas para os adolescentes, sendo que 50% já foram preenchidas. Para se cadastrarem, os adolescentes deverão comparecer na Unidade de Saúde da Família. Lá, a enfermeira fará a primeira avaliação e se o jovem estiver acima do peso ideal, será encaminhado ao médico da USF, que fará a avaliação clínica e, sendo necessário, emitirá o atestado para a inscrição no projeto. De posse do atestado, o adolescente deverá procurar a coordenação das USF, na Praça dos Imigrantes, 20, bairro Lagoinha, para se inscrever no programa, o­nde receberá o cartão magnético e cadastrará sua digital.

Além de praticar atividades físicas gratuitamente na Academia Energy, credenciada pelo Governo Estadual, o adolescente terá também orientação do educador físico da própria academia e de acompanhamentos médico, nutricional e psicológico, oferecidos pela equipe das USF.  A frequência exigida é de 75% das aulas por mês, e as faltas deverão ser justificadas. Uma avaliação física será realizada a cada três meses.

O Projeto Geração Saúde, além de incentivar a mudança de hábitos desses jovens, quer fortalecer o convívio entre os participantes e promover mais saúde e qualidade de vida para essa geração. As 18 USFs do município já estão orientadas para o acolhimento dos jovens que se encaixam no perfil sobrepeso. Mais informações pelo fone 3539-7023 ou comparecendo à USF em que é cadastrado.