Notícias | + Listar todas
Campanha Outubro Rosa prossegue em Paraíso
18/10/2013
A campanha contra o câncer de mama e de colo uterino, também conhecida como “Outubro Rosa”, está a todo vapor em São Sebastião do Paraíso com o lema “Estenda a mão pela vida. Prevenção é atitude”. A abertura do evento ocorrido em 5 de outubro com a caminhada rosa foi um sucesso e todas as ações que a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social vem realizando através do setor de Saúde da Mulher, têm sido bem sucedidas, ultrapassando a expectativa de público.
Dentre as várias ações realizadas, destacam-se a palestra ocorrida no Distrito da Guardinha, com mais de 30 participantes; a palestra na Escola Estadual Clóvis Salgado para o curso de Magistério; a participação na feira de artesanato Balaio Mineiro e também a realização de pit stop nos semáforos da cidade. Além disso, as Unidades de Saúde da Família estão realizando ações para divulgar a prevenção como os mutirões em horários especiais para a orientação e coleta de exames preventivos de colo de útero (papanicolau) e preenchimento de guias para a realização da mamografia.
Ainda está prevista a participação da equipe do outubro rosa na exposição de orquídeas, que ocorrerá de 18 a 20 de outubro, na Casa da Cultura e no desfile cívico, que será realizado na sexta-feira, 25. A USF Cidade Industrial preparou uma programação especial na manhã de sábado, 20, onde serão realizadas palestras de vários profissionais. Nos dias 23 e 24 haverá encontro de Mulheres nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Mocoquinha e Santa Tereza, respectivamente. No dia 30 de outubro, haverá o chá rosa, realizado pela Associação de Combate ao Câncer (ACCa).
Várias partes da cidade contam com faixas alusivas ao evento e o coreto da Praça da Matriz e a Casa da Cultura foram especialmente enfeitados com tecidos na cor rosa, tudo com intuito de mostrar à população a importância da prevenção e, principalmente, da realização precoce dos exames. Apesar das ações terem maior ênfase até o final de outubro, as orientações e prevenções são realizadas durante o ano todo, através das Unidades de Saúde da Família ou pelo programa Saúde da Mulher, através do telefone 3539-7003.