Paraíso participa do 12ª AudHosp

18/10/2013

Durante a semana dos dias 10 a 13 de setembro, quatro servidoras da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso estiveram presentes no 12º AudHosp – Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar, realizado em Águas de Lindóia/SP. O evento teve como tema: “O desafio da integralidade na saúde: assuma seu papel”, e contou com mais de 800 participantes de 22 estados do país.

O objetivo do evento foi de contribuir para o aprimoramento dos profissionais dos Serviços de Saúde atuantes nas áreas relacionadas à Gestão de qualidade, faturamento, controle, avaliação e auditoria, visando fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), através de trocas de experiências e conhecimentos, na intenção de harmonizar conflitos que possam existir. As servidoras enviadas ao congresso foram Eliane C. Uzai, Jaqueline Morais, Adrielli Martins e Simone Aparecida Batista. Essa é a segunda vez que o município envia participantes ao congresso, sendo que nesse ano, outros municípios mineiros também participaram, entre eles, Uberaba e Uberlândia.

Para a gerente de Controle e Avaliação, Simone A Batista, o evento veio de encontro com a necessidade da constante atualização da equipe municipal que trabalha tanto no faturamento, controle, avaliação e auditoria.  “O nosso serviço é muito dinâmico. Todos os dias surgem portarias que regulamentam serviços, procedimentos, exames e tudo mais que o SUS oferece ao cidadão. Esse evento, além de permitir esclarecer nossas dúvidas com os técnicos do Ministério da Saúde, abriu oportunidade de conhecermos outras realidades do Brasil, favorecendo a troca de informações e contribuindo para a melhoria da qualidade de serviço que estamos realizando no município” enfatiza Simone. Para ela, o auge do evento foi a palestra sobre Sistemas de Informação, englobando SISRCA, Cartão Nacional de Saúde e CNES visto que, a partir de dezembro deste ano, todos os municípios e prestadores de serviço obrigatoriamente terão que se adequar ao SISRCA ( Sistema de Regulação, Controle e Auditoria) e trabalhar conforme as orientações recebidas no evento.

O Audhosp é um encontro anual de Administradores em Saúde, Analista de Contas Médicas, Auditores, Médicos, Enfermeiros, Faturistas e Gestores, no qual são debatidos inúmeros assuntos, relacionadas a várias áreas da Saúde. É um fórum propício à troca de experiências entre os participantes, que tem a oportunidade de estabelecer postura política e técnica visando o aprimoramento da atenção à Saúde. Considerado excelente na visão dos participantes, teve duração de quatro dias e abrangeu diversos temas, como por exemplo: “Certificação de Filantropia e Tabwin”, “Fundamentos da Auditoria na Saúde Suplementar”, “Medicina Baseada em Evidências”, Monitoramento, Avaliação, Faturamento e Auditoria em o­ncologia”, “Cartão Nacional de Saúde”, sendo que no último dia, houve momento de “tira dúvidas” com representantes do Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Prestadores.