Caminhada marca abertura do Outubro Rosa

16/10/2013

O mês de outubro em São Sebastião do Paraíso além de ser lembrado pelas festividades por ocasião do aniversário da cidade, a partir deste ano, conta oficialmente com a inclusão da comemoração das atividades do Outubro Rosa. A Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, organizou uma programação especial, voltada a prevenção, conscientização e detecção precoce do câncer de mama e também de colo de útero.

A abertura do evento foi realizada no sábado, 5, com a Caminhada de abertura do Outubro Rosa. Apesar do tempo fechado, o evento reuniu centenas de pessoas vestidas de rosa, que caminharam entre a Praça da Matriz e a Feira da Estação, o­nde participaram da aula de alongamento e se encantaram com as apresentações musicais do coral Vida Ativa, coral Revelação (meninas do CRAS Santa Tereza) , roda de viola do CAPS e apresentação da Academia de dança do ventre da  professora Zilmah Monteiro.

Para o restante do mês, várias palestras sobre a conscientização do autoexame das mamas e a importância da detecção precoce já foram agendadas em escolas e empresas. Equipes de profissionais de saúde também estarão presentes nos eventos realizados pela Gerência de Cultura, como na feira artesanal Balaio Mineiro, de 10 a 13 de outubro,  na exposição de orquídeas, de e no desfile cívico realizado no dia do aniversário da cidade, 25 de outubro. As Unidades de Saúde da Família estarão abertas em horário especial, para coleta de exames Papanicolau e nas salas de espera, esses temas serão amplamente discutidos. Nas ruas de maior movimento vários “pit-stops” serão realizados para entrega de panfletos orientativos, além de diversas faixas que serão colocadas nos quatro cantos da cidade.

Os funcionários municipais da saúde e todos os envolvidos na campanha, estão usando um pequeno laço de cetim rosa e também foi orientado para que possam fazer o uso de peças nessa cor, em prol da conscientização, durante o mês de outubro. As USFs estão mais focadas em exames de Papanicolau, que deve ser feito anualmente, após a mulher iniciar a vida sexual, e o exame de mamografia, geralmente feito pela mulher a partir dos 40 anos, ou conforme solicitação médica. Além da mamografia, as mulheres devem fazer o autoexame das mamas frequentemente e, se detectado qualquer alteração, a procura pelo médico deve ser imediata. De acordo com a literatura médica, os casos de câncer descobertos no início têm grande chance de cura e poucas sequelas. Mais informações no 3539-7003, Programa Saúde da Mulher.

Veja mais fotos em nossa página no Facebook. CLIQUE AQUI.