Lançado programa de fomento à horticultura

02/10/2013

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), apresentou na noite de terça-feira, 1º de outubro, o lançamento Programa de Fomento à Horticultura (PHF). O evento foi realizado no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp).

O projeto visa oferecer maior variedade de produtos de hortifruti aos consumidores e, consequentemente, aumentar a renda dos olericultores paraisenses; suprir a dificuldade para comprar mudas fora da cidade; e, com o crescimento da atividade, incentivar os produtores a construírem outras estufas, desenvolvendo ainda mais a cultura em Paraíso.

Durante o evento o prefeito Rêmolo Aloise anunciou que as mudas serão ofertadas gratuitamente como forma de estimular a atividade. Antes, a pasta apresentou um diagnóstico da atividade desenvolvida no município. Com a implantação da estufa, a Secretaria espera produzir de 300 a 350 mil mudas por ciclo, que varia de 15, 30 a 34 dias, dependendo do produto.

José Câmara, gerente regional da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), anunciou que irá disponibilizar mais um engenheiro agrônomo para atuar no município e que vai acompanhar de perto o trabalho de campo que está sendo desenvolvido na comunidade. Ele também citou que pretende trazer produtores de outros municípios para acompanhar o trabalho pioneiro que é feito em Paraíso. Por fim, Nelson Nardy, representante da “Estufas Tropical”, apresentou a funcionalidade da estufa adquirida pelo município aos produtores e demais presentes.

A Sedeagro espera que a produção de mudas de hortaliças na estufa seja apenas o primeiro passo da agricultura paraisense. A Prefeitura deseja construir um Centro de Distribuição de Alimentos no município, que atenderá cidades de Minas Gerais e São Paulo.