Notícias | + Listar todas
Paraíso divulga campanha Outubro Rosa
02/10/2013
O mês de outubro em São Sebastião do Paraíso, além de ser lembrado pelas festividades por ocasião do aniversário da cidade, a partir deste ano, conta oficialmente com a inclusão da comemoração das atividades do Outubro Rosa. A Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, está organizando uma programação especial, voltada à prevenção, conscientização e detecção precoce do câncer de mama e também de colo de útero.
A abertura do evento será realizada no sábado, 5, com a Caminhada de abertura do Outubro Rosa, que visa reunir o maior número de pessoas vestidas de rosa, para caminhar entre a Praça comendador José Honório (Matriz) até a Feira da Estação. A concentração será a partir das 7h30. Após a caminhada, está prevista a apresentação musical com o Coral do programa Vida Ativa, Coral das Mulheres do CRAS Santa Tereza, Roda de Viola do CAPS, dança do ventre e apresentações de academia.
Para o restante do mês, várias palestras sobre a conscientização do autoexame das mamas e a importância da detecção precoce já foram agendadas em escolas e empresas. Equipes de profissionais de saúde também estarão presentes nos eventos realizados pela Gerência de Cultura, como na exposição de orquídeas, na feira artesanal Balaio Mineiro e no desfile cívico realizado no dia do aniversário da cidade, 25 de outubro. As Unidades de Saúde da Família estarão abertas em horário especial, para coleta de exames Papanicolau e, nas salas de espera, esses temas serão amplamente discutidos. Nas ruas de maior movimento vários “pit-stops” serão realizados para entrega de panfletos orientativos, além de diversas faixas que serão colocadas nos quatro cantos da cidade.
Será distribuído aos funcionários municipais da saúde um pequeno laço de cetim rosa para o uso durante o mês de outubro e também orientado para que possam fazer o uso de peças nessa cor, em prol da conscientização. As USFs estarão mais focadas em exames de Papanicolau, que deve ser feito anualmente, após a mulher iniciar a vida sexual, e o exame de mamografia, geralmente feito pela mulher a partir dos 40 anos, ou conforme solicitação médica. Além da mamografia, as mulheres devem fazer o autoexame das mamas frequentemente e, se detectado qualquer alteração, a procura pelo médico deve ser imediata. De acordo com a literatura médica, os casos de câncer descobertos no início têm grande chance de cura e poucas sequelas. Mais informações no 3539-7003, Programa Saúde da Mulher.
Sobre o Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
(Fonte: www.outubrorosa.org.br)