Dengue: agentes recebem capacitação

11/09/2013

Mesmo com o clima seco, os agentes epidemiológicos de São Sebastião do Paraíso e de mais três municípios da região recebem, até o final desta semana, uma capacitação contra a dengue, que tem o objetivo de atualizar os conhecimentos já adquiridos pelos servidores focando principalmente na diminuição da incidência do mosquito Aedes Aegypti na região.

Serão cinco dias de curso, sendo três dias de aulas teóricas, realizadas na Faculdade Libertas, e dois dias de campo, para o aprendizado na prática. Além de São Sebastião do Paraíso, os municípios de São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas e Itamogi, também enviaram seus agentes epidemiológicos, totalizando aproximadamente 50 pessoas.

Dentre os temas apresentados estão o “bloqueio da transmissão do mosquito”, “mobilização social”, “supervisão e atuação do supervisor”, “programação anual do trabalho”, “mapa de notificações com ação programada de visitas”, “estratégia para o resgate de casas fechadas e recusadas”, entre outros. Todos os assuntos são abordados pelos Supervisores de Endemia e Referência em Capacitação para Dengue, da Superintendência Regional de Passos (SRS-Passos), Antônio Ferreira da Silva e Valdecir Evilson Serafini.

Até o momento, Paraíso conta com 60 casos positivos de dengue, sendo 45 autóctones e 15 importados, num total de 200 notificações, o­nde 134 foram negativas, cinco indeterminados e um exame não processado ou amostra vazada. Apesar do clima seco, o trabalho deve ser contínuo e a população pode e deve fazer sua parte, evitando locais que acumulem água, tornando-se assim, possíveis criadouros do mosquito da dengue. Mais informações pelo telefone 3539-1040.