Projeto de Neurociência será aplicado à Educação

23/08/2013

O médico Marco Antônio Arruda, MD e PhD em Neurologia da Infância e da Adolescência, desenvolverá o o projeto “Escola da Diversidade” com os alunos da rede municipal em São Sebastião do Paraíso. Estarão envolvidos mais de três mil alunos, com idades de 5 a 12 anos, seus pais e professores.

A Secretaria Municipal de Educação, durante o primeiro semestre, esteve em reuniões com a equipe do médico Arruda para receber orientações necessárias e organizar toda a logística para iniciar os trabalhos neste mês de agosto. Será a primeira pesquisa deste teor no hemisfério sul.

Professores e pais responderão questionários normatizados a respeito das crianças. Tabulados os resultados e traçados os perfis, o médico neurologista passará orientações aos professores e pais sobre como aplicar as recomendações em casa e na escola, no dia-a-dia da criança. Construindo pontes entre a Neurociência e a Educação, o trânsito intenso de informações resultará na transformação histórica da prática pedagógica.

O educador contemporâneo terá possibilidade de configurar o aprendizado da melhor maneira que o cérebro é capaz de aprender. Durante todo esse processo, haverá capacitação de pais e professores, resolução de dúvidas e monitoração da aplicação das medidas interventivas em casa e na escola.

Como diz o próprio Arruda: “Todo esse processo causa várias repercussões em nós: o fato de estarmos trabalhando algo de vanguarda, e com bases em evidências científicas de grande repercussão social e grande crescimento pessoal para todos nós”.