Secretaria diz cuidados para evitar a coqueluche

23/08/2013

A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso recebeu um alerta da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS) sobre o aumento do número de casos de coqueluche em alguns estados brasileiros. O alerta vai principalmente para as crianças menores de dois meses que ainda não iniciaram o esquema vacinal da Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e Hepatite).

Conforme a Organização Mundial da Saúde, a coqueluche consiste de pelo menos 21 dias de crises de tosse e a criança respira com um barulho intenso (secreção), podendo vomitar. A doença, também conhecida por pertussis ou tosse comprida, é  transmitida pela bactéria Bordetella pertussis e o seu contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos. Tanto nas crianças e idosos, ela pode evoluir para quadros graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação.

Uma vez diagnosticada a doença, alguns cuidados simples são importantes: manter o doente afastado de outras pessoas e em ambientes arejados, oferecendo-lhe líquidos com frequência para evitar a desidratação e refeições leves, em pequenas porções, mas várias vezes ao dia; separar talheres, pratos e copos para uso exclusivo da pessoa com coqueluche; lavar cuidadosamente as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente e procurar assistência médica se as crises de tosse se manifestarem por mais de 21 dias, pois podem ser sintoma de outras doenças e não da coqueluche.

É bom salientar que apesar do alerta, Paraíso não tem nenhum caso da doença e está participando ativamente da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá no sábado 24, e depois de 26 a 30 de agosto, o­nde todas as crianças menores de 5 anos atualizarão suas vacinas.  A vacina contra a coqueluche, ou pentavalente, dentre outras, serão oferecidas nessa campanha. Mais informações no 3539-1040.