Atenção Primária é premiada e elogiada

21/08/2013

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, realizou na quinta-feira, 8 de agosto, a cerimônia de entrega do Prêmio PMais. O evento aconteceu no teatro da Faculdade Libertas e contou com a presença do prefeito Rêmolo Aloise, secretária municipal de Saúde e Ação Social, Dulcinéa de Freitas Barroso, vereadores, funcionários das 18 Unidades de Saúde da Família (USF), as duas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), a coordenação da Estratégia de Saúde da Família e também funcionários da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Passos, Douglas Oliveira Avelar, Referência Técnica da Atenção Primária e Fabiola Silveira Lemos, Referência do PMaq e AMaq. Em seu discurso, Fabiola parabeniza essa iniciativa do município e afirma “Paraíso é modelo para os 23 municípios da região”.

Baseado no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMaq-AB), do Ministério da Saúde, o PMais incentiva as equipes a criarem e implantarem mecanismos de verificação do processo de trabalho e atenção à saúde da população de sua área, participação da comunidade e satisfação do usuário, além da produção, acompanhamento e avaliação dos indicadores.

Essa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde que tem o intuito de implantar o pagamento por produtividade, visando a melhoria na atenção à saúde da comunidade, o preparo das equipes para o Programa PMaq e o pagamento do prêmio para as equipes que alcancem os resultados pactuados. A avaliação foi feita no período de seis meses (de janeiro a junho), através de pesquisa junto aos usuários do SUS e o julgamento baseou-se no resultado dos indicadores e na apreciação de uma comissão avaliadora municipal, nomeada pela Secretaria de Saúde e constituída por profissionais atuantes na área. Os resultados possíveis foram: insatisfatório, regular, bom ou ótimo.

No total, oito unidades foram classificadas como boas e 10 como ótimas. Abaixo, segue a classificação final das equipes pelo cumprimento das metas e indicadores:

1 – Jardim Alvorada (ótimo)
2 – Caic 2 (ótimo)
3 – Caic 3 (ótimo)
4 – Estação (ótimo)
5 – São Judas (ótimo)
6 – Guardinha (ótimo)
7 – Cidade Industrial (ótimo)
8 – João XXIII (ótimo)
9 – Jardim Planalto (ótimo)
10 – Lagoinha (ótimo)
11 – Sna Genaro (bom)