Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Educação patrimonial envolve famílias paraisenses

15/08/2013

O Departamento de Cultura realizou uma caminhada no dia 13 de julho, marcando o início do projeto de Educação Patrimonial no município de São Sebastião do Paraíso. Denominado “Patrimônio Histórico: do município a humanidade”, a proposta visa a valorização, reconhecimento e salvaguarda da memória e da história paraisense e mineira.

Acompanhados pelo historiador Lucas Cândido de Oliveira, pela direção e professores da Escola Estadual Clóvis Salgado e do Colégio Crescer, os alunos juntamente com seus pais, foram conhecer o primeiro bem tombado de São Sebastião do Paraíso (Decreto Municipal nº 452 de 14/12/1971): o Morro do Baú de Santa Cruz, que está simbolizado no brasão oficial do município. Localizado às margens da rodovia MG-050, a discriminação do tombamento é conjunto paisagístico, seguindo uma legislação de proteção e preservação própria.

No início do século XIX, foi implantado no alto do morro um Cruzeiro representando a devoção a Santa Cruz que tem como dia festivo a data de 3 de maio. Desde esta época, as pessoas vão ao morro, com objetivo religioso. A primeira capela foi construída por volta de 1850, incendiada em 1944, sendo a atual edificada em 1945, entretanto o barracão e o coreto, que ocupam a área adjacente à capela, foram construídos em 1979, ou seja, posterior ao tombamento. A altitude do morro é 991 metros, acima do nível do mar. Em setembro de 2006, o morro foi totalmente revitalizado com a edificação do Cristo Redentor. Naquela ocasião, a cidade recebeu as Missões Redentoristas e o monumento foi construído para o encerramento e marcar a data.

A caminhada contou ainda com a participação do professor Luiz Carlos Pereira que deu seu depoimento sobre o meio ambiente, e ressaltou a importância dos pais participarem com seus filhos nesses passeios turísticos e projetos escolares, comentou ainda sobre as antigas festas que aconteciam no Morro do Baú, resgatando a memória dos patriarcas. Após as explicações foi servido um lanche a todos participantes.

Segundo  o coordenador do projeto Lucas Cândido, além da visita ao bem protegido pelo Patrimônio Histórico os alunos tiveram a oportunidade de observar a vegetação local e suas características geográficas. “Um grande passo foi dado nesse projeto, isto é, a participação efetiva das famílias no passeio cultural”.

As atividades promovidas pelo Departamento de Cultura de Paraíso são bem recebidas pelos alunos, pois a mensagem é passada de uma forma descontraída, incentivando-os a preservar o Patrimônio Cultural, desenvolvendo o sentido crítico, proporcionando a possibilidade de reconhecer o patrimônio histórico existente em seu convívio social.

O projeto de Educação Patrimonial referente ao exercício de 2015, faz parte do Critério de ICMS Cultural. Toda documentação relativa às atividades de proteção ao patrimônio serão enviadas ao Institutode Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em dezembro de deste ano.