Notícias | + Listar todas
Projeto Educação Patrimonial em Ouro Preto
07/08/2013
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Departamento de Cultura, juntamente com a Escola Estadual Clóvis Salgado e Colégio Crescer, realizaram nos dias 2 e 4 de agosto, a segunda etapa do Projeto de Educação Patrimonial 2013. Intitulado “Patrimônio Histórico: do município à humanidade”, o projeto visa desenvolver o senso crítico com o olhar para a preservação/conservação, além da salvaguarda da memória e da história do município.
Iniciado no mês de junho, os alunos tiveram aulas sobre a história de São Sebastião do Paraíso com o representante do setor de Patrimônio Histórico, Lucas Candido de Oliveira. As aulas foram ministradas na Escola Estadual Clóvis Salgado em horários extracurriculares, abrangendo os bens tombados e inventariados do município comparando-os com os bens protegidos pela Unesco, ou seja, patrimônios considerados de extrema importância para a humanidade.
Durante o mês de julho os alunos juntamente com seus pais e professores participaram de uma caminhada ao Morro do Baú de Santa Cruz – bem tombado – em harmonia com a natureza e com a história, tornando-se um evento interdisciplinar pois reuniu disciplinas como educação física, biologia, história e geografia.
Após a caminhada os alunos se empenharam para a visita à cidade de Ouro Preto-MG. Foram acompanhados pela diretora de Cultura, Cinira Mumic, a coordenadora de projetos, Cinara Caetano e o historiador Lucas Cândido. Lá visitaram museus, igrejas, senzalas, minas de ouro, além de caminhar por todo centro histórico da cidade. Os locais visitados foram: Museu do Aleijadinho, Museu da Inconfidência, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mina de ouro do século XVIII Jejê, Casa dos Contos, e também o restaurante “Acaso 85”, instalado numa antiga senzala.
A equipe foi divida em grupos durante a visita e cada um ficou com um tema para pesquisa, são eles: Gastronomia Mineira; Economia e Turismo; Patrimônio Histórico; Arte, Música e Literatura; e Comunicação Visual. A terceira etapa do projeto, prevista para o mês de setembro, conta com a exposição dos trabalhos e um almoço preparado pelo grupo da Gastronomia, além de um sarau preparado pelo grupo de Arte, Música e Literatura.
A conclusão do projeto visa a apresentação do grupo de Comunicação Visual com um vídeo de todo projeto realizado, evento este, que será apresentado em uma feira cultural para a comunidade paraisense.
Consciente de que é necessário conhecer para preservar, a aluna Bruna Silva, afirma que com a visita à Ouro Preto, ela e seus colegas puderam retornar à Paraíso, com a bagagem cheia de conhecimento e dispostos a se empenhar na preservação do patrimônio histórico do nosso município.
O coordenador do projeto Lucas Candido ressalta que “a viagem proporcionou um conhecimento imensurável, tendo em vista que os alunos aprenderam na prática o que os livros ensinam. Os laços de amizade se firmaram dando um aspecto ainda mais especial a viagem, tornando as caminhadas cansativas em pontos de fraternidade”. Concluiu a fala dizendo que “os alunos sentiram na pele a vida da sociedade mineira do século XVIII”.
O Projeto de Educação Patrimonial acontece todos os anos com temas diferentes objetivando a preservação do Patrimônio Histórico.