Nota oficial sobre os casos de gripe H1N1

19/07/2013

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, visando informar e orientar a população vem a público prestar informações sobre a gripe H1N1 no município.

Na data de 19 de julho de 2013, a Secretaria de Saúde recebeu, através da Fundação Ezequiel Dias (Funed), mais uma confirmação da gripe H1N1. O quarto caso positivo na cidade é de uma gestante de 32 anos, que recebeu o tratamento na Santa Casa de Misericórdia, e já encontra-se de alta hospitalar. Até a presente data foram feitas 12 notificações, sendo quatro positivas, três negativas e cinco aguardando resultados. Os outros casos positivos já foram comunicados oficialmente. O primeiro foi de um paciente de 50 anos, comerciante, cardiopata, que apresentou os sintomas depois de uma viagem para São José do Rio Preto/SP,  foi encaminhado para internação na Santa Casa, mas veio a óbito no dia seguinte. O segundo caso positivo, foi de um paciente de 42 anos, fumante, que apresentou os sintomas e foi internado na Santa Casa, tratado e depois liberado para casa por apresentar melhoras em seu quadro. No dia 10 de julho, chegaram, mais dois resultados: um positivo cujo paciente é do sexo masculino, 39 anos, que foi internado no dia 19 de junho e veio a óbito no dia 24 do mesmo mês. O outro resultado foi negativo. Totalizando, portanto, até a presente data, quatro casos positivos, sendo dois óbitos e duas altas.

RECOMENDAÇÕES SECRETARIA DE SAÚDE:
- Evitar ambientes fechados e com multidão;
- Lavar bem as mãos antes das refeições, depois de tossir, espirrar e cumprimentar as pessoas;
- Manter a casa e local de trabalho limpo e arejado e sempre que possível, usar o álcool gel para descontaminação.

VACINAÇÃO: As 400 doses de vacinas extras que o município recebeu já se esgotaram. Outro pedido foi feito, mas no momento não obtivemos nenhuma resposta. É válido lembrar que a meta priorizada pelo Ministério da Saúde foi cumprida e as doses enviadas sempre vêm na quantidade exata preconizada pelo órgão federal.