EPTV na Escola: redações selecionadas

18/07/2013

Após a seleção das melhores redações referentes ao Projeto EPTV na Escola, que ocorreu no dia 17 do mês passado, a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso entregou certificados aos dez alunos selecionados na etapa municipal, bem como a todos os professores que os orientaram.

O projeto é um concurso de redação proposto a todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Os dez estudantes classificados de cada cidade, exceto Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas, que serão 20,  ganham um dia de passeio em Varginha, com direito de visita à EPTV e a uma sessão de cinema. No final, são escolhidos os dez melhores trabalhos da região, e os autores ganham prêmios, produzem uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas que são exibidas no telejornal.

O tema deste ano foi “Viver. Você tem medo do quê?” e possibilitou aos alunos compreenderem melhor os medos que os permeiam, discutindo sobre as formas de enfrentá-los a fim de não se tornarem reféns desse sentimento.

Para avaliar as redações, uma seleta comissão observou os seguintes quesitos: título sugestivo, coerência com o tema, unidade: desenvolvimento lógico das ideias, originalidade/criatividade, adequação lingüística, utilização de fatos relevantes e diferenciais sobre o tema, trazendo-o do contexto global para o local, evidência de que o tema foi debatido em sala de aula: reflexão sobre o tema, utilização de mecanismos de enfrentamento do medo: possibilidades de superação e evidências de que o texto possa virar uma reportagem.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, o Projeto EPTV na Escola, a cada ano, tem oportunizado aos alunos reflexões interessantes sobre o contexto do seu dia a dia. Neste ano, 648 alunos das escolas paraisenses puderam debater e dialogar sobre seus medos e os que atingem a sociedade atual e a forma de enfrentá-los. “Esse trabalho foi enriquecido pelas estratégias dos professores ao desenvolverem as oficinas de redação, com o foco no gênero jornalístico, o qual serviria de base para as produções textuais se transformarem em reportagem na TV. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto adquirem conhecimentos, ampliam sua visão de mundo, estando, assim, em constante evolução”, completa.

Já para a coordenadora do ensino fundamental/anos finais da rede municipal, Marília de Souza Neves, o projeto é um valioso instrumento para que as escolas mobilizem a equipe pedagógica, principalmente os professores de Língua Portuguesa, a fim de que trabalhem, efetivamente, com os alunos. “É uma iniciativa que auxilia na prática de produção textual, além de dar oportunidade aos educandos de pesquisarem sobre temas relativos ao seu cotidiano”.

Para Ana Paula de Brito Pelucio, assessora pedagógica do ensino fundamental/anos finais da rede municipal, “a entrega dos certificados coroa os textos dos alunos, o trabalho dos professores e da equipe pedagógica, contribuindo para bons resultados na prática pedagógica”.

A Secretaria Municipal de Educação organizará a viagem dos alunos à sede da EPTV em Varginha, mediante autorização dos responsáveis legais, que acontecerá no dia 21 de agosto.

Relação dos alunos selecionados na Etapa Municipal do Projeto EPTV na Escola-2013

- Amanda Pimenta de Oliveira Corrêa, Escola Municipal Napoleão Volpe.
- Ana Júlia Murari de Amorim, Escola Estadual Paraisense.
- Daniela Fernandes de Almeida, Escola Municipal Ibrantina Amaral.
- Diego Batista Cerqueira, Escola Municipal Francisco Daniel.
- Izabela Lima de Almeida, Colégio Paula Frassinetti.
- Jéssica Helena Gonçalves, Escola Estadual Clóvis Salgado.
- Núbia Samara Maia, Núcleo Educacional São Francisco de Assis (Colégio Nesfa).
- Paula Monteiro de Oliveira, Escola Municipal Napoleão Volpe.
- Raphael Antonio dos Santos Silva, Escola Municipal Roque Scarano.
- Solange de Oliveira Andrade, Escola Municipal de Termópolis.