Escola Volpes recebe equipe do canal Futura

08/07/2013

Alunos da Escola Municipal Napoleão Volpe receberam no dia 27 de junho a presença da equipe de produção da série “Desafio Sebrae/Olhar Empreendedor”, que tem o nome provisório de “Professores Empreendedores”. O objetivo da equipe foi filmar os alunos da escola, registrar flashes da turma fazendo uma receita de cupcake, bolinho de origem inglesa, sendo parte do projeto de empreendedorismo desenvolvido pela professora Maria Jovita da Silva com os alunos do Projeto de Educação de Tempo Integral (Proeti) no ano passado. O propósito da equipe é valorizar experiências educacionais bem-sucedidas para compor um programa, que será exibido no Canal Futura em 10 episódios, a partir de novembro deste ano.

O projeto de empreendedorismo rural, “Fábrica de Bolinhos”, surgiu após a professora participar de uma capacitação do Sebrae e foi denominado de “Cupcake do Napoleão Volpe”. Segundo a professora, o projeto envolveu a escola, as famílias e a comunidade.

Com ele, os alunos, além de construírem conhecimentos novos, de assumirem uma postura empreendedora, desenvolverem o espírito de coletividade, exercerem a cidadania e o respeito, utilizaram os conteúdos programáticos no desenvolvimento do trabalho, pois  recorreram à Matemática para fazer os cálculos necessários às  ações que realizavam, computarem os preços dos produtos vendidos, calculando os lucros obtidos;  usaram a Língua Portuguesa para escrever a receita, elaborar cartazes fazendo propaganda, treinando a persuasão, enfim, tornaram-se sujeitos empreendedores.

“Em busca de soluções para se educar num tempo de globalização, a parceria do Sebrae foi fundamental para desenvolver o projeto, que possibilita à criança, desde já, despertar o espírito empreendedor, preparando-a para tomar decisões em situações desafiadoras ao longo de sua vida, pois ensinar a empreender é algo que pouco se vê no dia a dia e tal prática deve ser exercitada com objetivos bem delineados, capazes de motivar os alunos a conduzirem a própria vida”, ressaltou.