Paraíso faz campanha vacinação antirrábica

04/07/2013

A Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, através do setor de Zoonoses, iniciou desde 1º de julho, a vacinação antirrábica em cães e gatos da zona urbana e também zona rural. Todos os cães e gatos, acima de três meses de idade devem ser vacinados.

A campanha terá duração de um mês e seu término está previsto para o dia 31 de julho. Então é necessário que toda a população se conscientize da importância de vacinar seu bichinho de estimação o quanto antes, a fim de evitar filas e também de proteger seu animal. A meta para o nosso município é de 9.000 animais a serem imunizados.

Na zona urbana a vacinação será realizada em dois dias assim distribuídos: no sábado, 6, na USF São Sebastião, porta do Caic, USF São Judas e Veneza, Corpo de Bombeiros, Escola Estadual João Alves (próximo ao Gedor Silveira) e Posto de Puericultura (ao lado do Sacolão Center). Já no sábado seguinte, dia 13, as Unidades de Saúde da Família dos bairros Alvorada, Cidade Industrial, João XXIII, Asilo, Lagoinha, Vila Formosa, San Genaro e Verona, além da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori e também o Posto de Puericultura, estarão abertos, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive o homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo vírus rábico. Segundo Gustavo Bernadino, chefe da Zoonoses “o cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas, porém em Paraíso, a disseminação do vírus rábico na população canina está sob controle, em razão do trabalho contínuo realizado pela equipe”.

É bom lembrar que para que manter essa situação de controle, é fundamental que a população colabore levando seus animais para serem vacinados e com isso, prevenir a ocorrência de raiva animal evitando que pessoas possam ser contaminadas com o vírus da Raiva.

Anexo o cronograma de vacinação. Maiores informações através do 3539-1040 – Vigilância em Saúde.

PROGRAMAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CANINA ZONA RURAL E URBANA 2013

Dia 1°: Morro Vermelho, Café Campinho, Lobo da Montanha, Lageado.
Dia 2: Morro Vermelho, Zé Martins, Fazenda Paixão, Fazenda Rio Vermelho.
Dia 3: Morro Vermelho, Fazenda Santo Antônio, Fazenda Nossa Senhora de Fátima, Campo Morro Vermelho.
Dia 4: Matrinchã, Bela Vista, Estação Ipoméia, Viveiro Cooparaíso, Santa Paula, Chaparral, Ponte da Pedra, Granja Braghini.
Dia 5: Matrinchã, Sitio Turiba, Fazenda Taboca, Fazenda Ouro Verde, Espigão, Fazenda Roseira, Posto do Sol e Região.
Dia 8: Taquaral, Região do Taquaral, Fazenda São Judas, Fazenda Tulha, Olhos d'Água, Laranjeiras, Sitio Silenciato.
Dia 9: Rocinha e Faxina, Faxinha, Fazenda Dutras, Leonardo Cerize, Zé de Belo, Rocinha, Fazenda da Regina, Siltio do França.
Dia 10: Marques, Barro Preto, Corcovado, Ipanema, Associação dos Marques, Pesque-Pague do Niltão.
Dia 11: Marques, Fazenda Santo Antônio, Fazenda Alterosa, Morro Alto, Fazenda Santa Tereza, Jaime dos Marques.
Dia 12: saída do asfalto, sentido a Guardinha, Fazenda Laje, Fazenda das Laranjas, PigMinas, Taboca, Fazenda Santo Antônio, Fazenda São Geraldo.
Dia 15: saída da Guardinha, Sapé sentido a Paraíso, Ponte Queimada, Tadeu Gomes, Fazenda do Estado, Dr. Glauco.
Dia 16: Pimentas, Fazenda Giubilei, Fazenda do Paulo de Belo, Diamantina (Vicentina Benzedeira), Fazenda Carlos Melles.
Dia 17: Pimentas, Igrejinha, Sitio do Lataro, Sitio do Dada, Sitio dos Mambrini.
Dia 18: Volpes, Lagoa Preta, Leão de Judá, Fazenda dos Dutras, Fazenda do Sr. Enóc, Fazenda dos Diogos.
Dia 19: Volpes, Antinha, Cascata, Ponte Alta, Curutuba, Bocaina.
Dia 22: Volpes, Fazenda Canta Galo, Palmeiras, Calado, Granja Marcolini, Angola.
Dia 23: Morro do Baú sentido a Itaguaba e Varões, Fazenda Matsuda, Igreja de Santa Luzia, Restinga, Canta Galo, Três Barras.
Dia 24: Itaguaba, Estação da Itaguaba, Fazendas da região sentido a Paraíso.
Dia 25: Queimada Velha, saindo do asfalto próximo a imagem de São Sebastião, Sitio dos Carmozini, Baú do Toninho Chico, Fazenda Santa Maria, Fazenda Chapadão, Fazenda Do Mineiro, Campo da Queimada Velha, Hélio Matheus.
Dia 26: Termópolis, Vila de Moradores, Café Catuaí, Fazenda Condor, Agua Limpa, Barreiro, Barreirinho, Fazenda Santa Júlia, região do Sitio Fundão.

HORÁRIO DE VACINAÇÃO ESPECIAL para SÁBADO, 27 de julho:

- próximo à entrada do Campo do Operário (das 9h às 15h);
- bairro João XXIII, próximo à passarela (das 9h às 15h);
- USF Jardim Planalto (das 9h às 15h);
- bairro Cidade Industrial, próximo à Oficina do Cau (das 9h às 15h);
- posto de Saúde de Termópolis  (das 10h às 16h).

CONDOMÍNIO CACHOEIRA E CONDOMÍNO CAMPO ALEGRE: dia 20 (posto montado na portaria dos condomínios)
- Condominio Campo Alegre: das 8h às 12h
- Condomínio Cachoeira: das 13h às 17h

DISTRITO DA GUARDINHA: dia 20
- Horário: das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.
- Local: posto de Saúde

TERMÓPOLIS: dia 27