Conselheiros tutelares fazem capacitação

21/06/2013

Desde segunda-feira, 17, os novos conselheiros tutelares eleitos no dia 11 de junho (titulares e suplentes) participam de um curso de capacitação organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizado no Centro de Formação e Atendimento Profissional Especializado (Cefaee), à rua Pimenta de Pádua, 942 (em frente ao Bradesco). A parte teórica é realizada pela manhã e à tarde são feitas visitas a diversos locais que, direta ou indiretamente, têm ligação com o trabalho do Conselho Tutelar.

Dentro do curso foram programadas palestras, filmes, dinâmicas de grupo, discussão de casos fictícios e avaliação. Temas como Proteção Especial Básica e Especial, ética e gerenciamento de conflitos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são um dos assuntos inseridos na programação, que se estende até o dia 5 de julho, sempre das 8h às 11h e das 13h às 16h. Visitas em algumas instituições que trabalham com criança e adolescente e à Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Fórum, escolas e creches também foram inseridas.

Está programada também uma palestra com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Torres de Freitas e com a assistente social do Fórum, Cátia Aparecida Pereira, que falará sobre o ECA e adoção. Os filmes escolhidos para discussão entre os conselheiros foram “O que faz uma família”, “A Caça” e “Confiar”. Ao final de cada semana, eles têm que elaborar um relatório das atividades desenvolvidas e repassar ao CMDCA para avaliação.

A posse dos novos conselheiros está marcada para as 10h do dia 11 de julho de 2013. O salário de cada titular é de R$ 1.215,24 mais auxílio alimentação de R$ 123,41 para uma jornada de 40 horas semanais, incluindo plantões noturnos, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Atualmente o Conselho Tutelar funciona à Rua Pinto Ribeiro, 600 – centro.