Paraíso poderá ter núcleo da Uemg

21/06/2013

Desde o início do ano, o prefeito Rêmolo Aloise e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa, estão em constantes contatos com a direção da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, deputado federal Nárcio Rodrigues, visando a implantação de um núcleo da Fesp em São Sebastião do Paraíso.

O motivo desse interesse é que a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) está passando por um processo de expansão para o interior do Estado e nesse processo as fundações de ensino superior hoje associadas à Uemg serão estadualizadas. I
sso significa que os cursos atualmente oferecidos pela Fesp, que atualmente é filiada à Uemg, serão todos cursos mantidos pelo governo do Estado.

Em reunião realizada em Passos no início do mês entre os diretores da Fesp, vice-prefeito de Paraíso, Daniel Mendonça Aloise e secretário Cícero Barbosa, ficou acertado os cursos que serão implantados no município: Licenciatura em Educação Física, Psicologia, Licenciatura em Biologia, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, e Tecnólogo em Cafeicultura.
Com a implantação dos cursos, Paraíso estará dentro da estadualização da Fesp e a cidade e região serão beneficiadas com o ensino superior público e gratuito da Uemg.

Na segunda-feira, 10 de junho, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Passos, o secretário Nárcio Rodrigues reafirmou o compromisso com São Sebastião do Paraíso e disse que a estadualização deve acontecer ainda esse ano. Em sua fala Nárcio afirmou a importância desse ato para que um maior número de mineiros tenham a possibilidade de cursar uma faculdade pública com a facilidade de estudar em sua própria região sem ter que se deslocar para grandes centros.

Para o prefeito Reminho, a implantação dos cursos da Fesp/Uemg em Paraíso é muito importante para o desenvolvimento do município e da região. Ele afirma que a Prefeitura fará todos os investimentos necessários para que os cursos funcionem o mais rápido possível.

O secretário Cícero afirmou que os cursos escolhidos para essa primeira etapa de implantação vão de encontro com os desejos da população local e regional e visam contribuir para efetivas melhorias na qualidade de vida da população.