IMA promove palestra a produtores rurais

19/06/2013

Na tarde de terça-feira, 18, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Sebastião do Paraíso tiveram a oportunidade de assistirem a uma palestra do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) sobre habilitação sanitária para a agroindústria. O assunto foi apresentado pelo chefe de fiscalização do órgão na região, Geraldo Faria de Oliveira, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecúario (Sedeagro).

Durante seu pronunciamento, Faria explicou aos produtores paraisenses como funciona a nova legislação da agroindústria familiar. Segundo ele, a palestra teve como objetivo preparar as pessoas que fabricam produtos de origem animal. Os produtos aptos à habilitação sanitária são leite, carne, mel, ovos, pescados e seus derivados.  Em Paraíso, destacam-se a produção de queijos, carne de frango e quitandas.

O fiscal explicou aos presentes que a habilitação sanitária traz vantagens como, por exemplo, a agregação de valor aos produtos alimentícios de origem animal e mais oportunidades de emprego e renda com a ampliação do acesso ao mercado formal. Atualmente, a agroindústria familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos, sendo um importante segmento agropecuário do estado. A habilitação propicia maior segurança alimentar para a sociedade e ao mesmo tempo proporciona mais benefícios ao produtor rural, que tem seu trabalho valorizado.

O secretário municipal Mauro Westin comenta que a preocupação em levar tais informações aos produtores paraisenses demonstra que o IMA não é apenas um mero fiscalizador, e sim um órgão que quer se tornar parceiro do homem do campo. “É muito importante esse tipo de iniciativa para que os produtores saibam quais são as exigências do IMA para poder ter tranquilidade em comercializar o seu produto”, completa o secretário, que ainda afirma que a Sedeagro não tem medido esforços para trazer melhoria para as famílias agricultoras.

Produtor rural no Morro Vermelho e presidente do conselho, Edivino Miguel de Souza, diz que o apoio da Prefeitura foi fundamental para que sua classe pudesse vislumbrar novas oportunidades. Sobre a palestra do IMA, ele relata que as informações serão de suma importância para todos. “Isso é muito bom, pois vai agregar mais valor aos nossos produtos”.

Pode ser habilitado o agricultor familiar que possui até quatro módulos fiscais, utiliza mão de obra familiar, tem a renda predominantemente da sua propriedade rural, dirige seu estabelecimento com os familiares e possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).