Realizada eleição para o Conselho Tutelar

14/06/2013

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na noite de terça-feira, 11 de junho, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a eleição dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar (mandato tampão - gestão 2013/2016). Foram 61 inscritos, sendo sete candidaturas indeferidas. Aptos a receber votos, 54 pessoas. Deste total, 11 não compareceram ao local e foram desclassificados. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Conselho, Francisco Augusto de Pádua, juntamente com representantes do Ministério Público.

O resultado final ficou assim definido: Membros Titulares: Martha Aparecida Lemes, com 58; Vinícius de Souza Santos, com 28 votos; Lêda Maria Duarte, com 27 votos; Marilene Luciano de Oliveira, com 24 votos; Sílvia das Graças Bottrel Tamaso, com 24 votos. Membros Suplentes: 1º) Rosemary Gonçalves Leão Zerbinatti (23 votos); 2º) Eliane de Souza Gontijo (23 votos); 3º) Viviane do Prado Moreno (18 votos), 4º) Marina Aparecida Rogeri (18 votos); 5º) Vera Lúcia da Costa Leite Peres (17 votos); 6º) Nilson das Neves Pedrosa (14 votos); 7º) Leandro Marques de Souza (14 votos); 8º) Ana Maria Vilas Boas do Nascimento (13 votos); 9º) Diego Ávila Silva (12 votos) e 10º) Rosângela Luiza de Oliveira Matheus (11 votos). A idade do candidato mais velho foi o critério aplicado para classificar os candidatos empatados.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Torres de Freitas, destacou o papel do conselheiro tutelar, falando que este é um trabalho sensível e que envolve “as mazelas” da sociedade. Pediu para que haja coesão, conhecimento e diálogo entre os eleitos, bem como entendimento com os demais profissionais da área de proteção às crianças e adolescentes.

Após o prazo para interposição de recursos, será divulgada no sábado a classificação final da eleição. Todos os eleitos (titulares e suplentes) deverão participar de uma capacitação de 15 dias, antes de tomarem posse, marcada para as 10h do dia 10 de julho de 2013. O salário de cada conselheiro tutelar é de R$ 1.215,24 mais auxílio alimentação de R$ 123,41 para uma jornada de 40 horas semanais, incluindo plantões noturnos, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Atualmente o Conselho Tutelar funciona à Rua Pinto Ribeiro, 600 – centro.