Guardinha ganha cursos do Pronatec

11/06/2013

Aconteceu na última terça-feira, 4 de junho, às 19h, na Escola Municipal Francisco Daniel, em Guardinha, a inauguração do curso de Auxiliar Administrativo do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A aula inaugural contou com a presença do secretário municipal de Ciência Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa e do vereador do distrito, Ailson Aparecido do Nascimento (Beto), e teve a participação de 29 alunos beneficiados pelo programa.

O curso de Auxiliar Administrativo terá duração de três meses com carga horária total de 180 horas. Em Guardinha ele será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MG), através da parceria entre Prefeitura e Ministério do Desenvolvimento Social, dentro do Pronatec. Os beneficiados com o curso recebem todo o material didático gratuitamente, não pagam nenhum valor de matrícula ou mensalidade e ainda recebem uma bolsa diária no valor de R$6,00 para gastos com lanche.

Para o secretário Cícero Barbosa, a instalação do curso vai de encontro com uma demanda da população do distrito e visa favorecer a participação de todos os moradores interessados, pois é mais fácil deslocar um professor para Guardinha do que trazer os alunos para Paraíso. Além disso, o secretário afirmou que esse trabalho é o cumprimento de uma das propostas de campanha do prefeito Rêmolo Aloise, que afirmou durante toda a campanha eleitoral que levaria educação profissional de qualidade a todos os moradores paraisenses.

Em breve o distrito deve receber ainda outros cursos pelo Pronatec. Dentre eles está prevista a implantação de um curso técnico e de cursos na área agrícola, artesanato e turismo.