CAPS realiza palestra sobre reabilitação

23/04/2013

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2 – Paraíso), promoveu na quarta-feira,10 de abril, palestra técnica sobre o programa de reabilitação profissional do INSS. Abordaram o tema a analista de seguro social e orientadora do programa de reabilitação profissional, Meire S. Neves e o médico perito da APS e do programa de reabilitação profissional, Rodrigo Fabiano P. Cassimiro.

Meire Neves iniciou a palestra salientando que o programa de reabilitação profissional é um serviço do INSS, com finalidade de promoção dos meios para a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade; de caráter obrigatório, independentemente de carência, prestado aos beneficiários que estão parcial ou totalmente incapacitados para a sua atividade profissional, em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa, e ainda aos portadores de deficiência.

De acordo com a analista de seguro social, a ideia do INSS de criar o programa de reabilitação profissional foi no intuito de evitar a marginalização e a dependência socioeconômica, resgatar no indivíduo o sentimento de utilidade, valor e direito a cidadania, pelo trabalho, transformar o reabilitado em contribuinte da Previdência Social, promover a compensação econômica do fundo de seguro, reabilitar profissionalmente, ou seja, “não é apenas preparar pessoas para voltarem ao mercado de trabalho, mas sim preparar profissionalmente e integrar o homem na vida da comunidade”. Ao final, concluiu: “não é  reabilitar pessoas com a finalidade de fazê-las retornar ao trabalho, mas fazê-las voltar ao trabalho para reabilitá-las”, enfatizando e reafirmando, desta forma,  o compromisso do INSS no Programa de Reabilitação Profissional.

Já o médico perito do INSS, Rodrigo Cassimiro, ressaltou em sua palestra que o INSS necessita de apoio dos município na divulgação do programa, para uma maior adesão. Esclareceu  também que o programa de reabilitação tem o objetivo  de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente), os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno às atividades profissionais. “A preparação para o reingresso no mercado de trabalho e reintegração na vida da comunidade implica em ter consciência do valor do homem, não somente como mera peça de produção, mas como ser dotado de valores sociais, mentais, culturais e espirituais, que o fazem senhor do mundo e da vida”, concluiu.

A palestra foi uma iniciativa do próprio CAPS, que teve como objetivo esclarecer e informar os profissionais da área de saúde e ação social, além do legislativo, sobre a situação atual do programa de reabilitação profissional, através do INSS. Estiveram presentes os vereadores José Luiz das Graças e Jésu Paulo de Araújo, além de seus assessores, diversos representantes das Unidades de Saúde da Família (USF), do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Pronto Atendimento, Ambulatório Municipal e toda equipe técnica do CAPS.