Transporte coletivo passará por melhorias

23/04/2013

O prefeito Rêmolo Aloise e o secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Ronaldo Antônio Bernardes, reuniram-se com o empresário João Rene Teixeira e o gerente Fabiano Picirilo da Silva, representantes da JN Empreendimentos, dona da Viação Cidade dos Ipês, que presta serviço de transporte coletivo em São Sebastião do Paraíso. Na pauta, assuntos de de interesse público, relacionados ao transporte urbano, além de discutirem as cláusulas contratuais que não estavam sendo cumpridas pela empresa concessionária.

Os dirigentes decidiram sobre a implantação de 36 novos abrigos, que serão instalados a partir da última semana do mês de abril, até o final deste ano de 2013. Concluíram que os abrigos trarão muitos benefícios para os usuários como proteção do sol e chuva e, ainda, que os passageiros possam aguardar o transporte sentados, com mais conforto e tranquilidade.

Ainda sobre este assunto, acordaram também, a compra de três ônibus novos, sendo um para o 1° semestre deste ano e outros dois para até o fim do ano, o que proporcionará mais segurança e confiabilidade aos usuários, bem como para o motorista e cobrador.

No tocante ao transporte de idosos, a empresa circular ficará responsável pelo cadastramento das pessoas, fornecendo um cartão magnético, que possibilitará “passar pela roleta”, não ficando mais restritos somente à parte frontal do veículo, como vem ocorrendo até o momento. A medida trará maior conforto e segurança no transporte destes passageiros.

O reajuste da tarifa foi outro ponto discutido na reunião. No mês de junho, o valor será reajustado com base no índice IGP-DI dos últimos doze meses, passando de R$ 1,90 para R$ 2,05 (zona urbana) e de R$ 5,15 para R$ 5,55 (zona rural). Para os próximos anos, o reajuste tarifário ocorrerá no mese de janeiro, conforme previsão contratual.

A administração municipal, com estas mudanças, objetiva trazer melhorias para os usuários do transporte coletivo em geral, ressaltando, ainda, que a Secretaria de Segurança Pública continuará com o trabalho contínuo de fiscalização deste serviço.