Abertas inscrições para cursos profissionalizantes

17/04/2013

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso anunciou que vai oferecer ainda neste semestre, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Servico Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cursos gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ao todo, serão 260 vagas para oito cursos profissionalizantes. Os beneficiados serão pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 13 de maio.

Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Auxiliar Administrativo e Recepcionista serão os cursos ofertados pelo Senac com aulas minisradas na Escola Municipal Alice Naves Ferreira, no Jardim Planalto. Além disso, uma segunda turma de Auxiiar Administrativo será aberta no distrito de Guardinha e atederá moradores locais. Já o Senai oferecerá os cursos de Controle de Qualidade Industrial, Processos Logísticos, Costura Insdustrial e Mecânica de Manutenção Industrial em sua sede, na avenida Zezé Amaral, sempre no período noturno.

Essa que é a primeira vez que o Pronatec será gerido pelo Ministério de Desenvolvimento Social através da prefeitura de Paraíso. Antes, as próprias entidades executoras (Senai e Senac) tinham o trabalho de organizar os cursos. O Pronatec é um  programa do Governo Federal que começou no Brasil em 2011 como uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho através da oferta de cursos técnicos. Além de fazer parte do CadÚnico, os candidatos às vagas deverão ter, no mínimo, 16 ou 18 anos (depedendo do curso). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na prefeitura entre os dias 15 e 30 deste mês. Os curso também não possuem nenhuma taxa e ainda haverá incentivo financeiro para transporte e lanche, também provenientes de verba federal.

Com essa parceria, a Prefeitura de Paraíso, através de sua Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior ultrapassa as 400 vagas oferecidas em cursos profissionalizantes gratuitos para sua população em pouco mais de três meses de existência.