Paraíso recebe seleção brasileira de basquete

12/04/2013

A delegação da seleção brasileira masculina de basquetebol sub-19 chegou a São Sebastião do Paraíso na quarta-feira, 10, para uma temporada de treinamentos que visam à disputa do campeonato mundial da categoria. O torneio será realizado em junho na cidade de Praga, na República Tcheca. O grupo, formado por 25 atletas, comissão técnica e dirigentes permanecerá na cidade pelos próximos dois meses.

Medalhistas de prata no campeonato sul-americano, realizado em Paraíso em 2012, os jogadores comandados pelo treinador Demétrius Ferraciú conhecem bem as instalações da Arena João Mambrini. Naquela ocasião, o time chegou à final, e foi derrotado pelos Estados Unidos. Os treinamentos da seleção na cidade se dividirão em duas fases: a primeira tem início na quarta, 10 de abril e terá duração de 10 dias; já a segunda acontece durante todo o mês de maio. Também serão disputados no ginásio paraisense alguns jogos amistosos e um torneio internacional preparatório com os selecionados do Uruguai e Argentina, também classificados para o campeonato mundial.

A Secretario Municipal de Esporte afirma que essa será apenas a primeira seleção de base a se preparar em Paraíso nos próximos meses. Além dos garotos treinados por Demétrius, as seleções sub-15 e sub-17 devem chegar à cidade no meio do ano. Uma nova parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) estava sendo costurada desde o início de 2013, mas o acerto com a federação se deu após a reeleição de Carlos Nunes como presidente da entidade.

O novo convênio e a volta das seleções de base do basquete brasileiro a Paraíso demonstram que a Prefeitura não tem medido esforços para elevar ainda mais o nome do município e da Arena João Mambrini no cenário esportivo internacional.