Funcionários fazem capacitação em BH

01/04/2013

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, participou do “2° Seminário Internacional Brasil/Japão de prevenção a desastres naturais”, na capital mineira, Belo Horizonte, no dia 15 de março, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com duração de quatro horas.

Participaram do seminário o coordenador de Defesa Civil do município, José Francisco de Oliveira, e o subcomandante da Guarda Municipal, Robson Pimenta. Também participaram representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Defesa Civil das cidades o­nde existe o órgão. A empresa responsável pela parceria Brasil/Japão foi a multinacional Jaica (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

“O seminário teve como objetivo passar para os participantes como é feita a prevenção num dos países que mais sofrem com desastres naturais, o Japão”, explicou José Francisco. Os palestrantes alertaram que na Província Aichi os órgãos públicos tem feito sua parte, porém, é preciso que cada pessoa também faça a sua.

No evento, foram destacadas as Políticas de Prevenção a acidentes naturais, como mapeamento das áreas de risco, fazer reuniões entre os poderes públicos e a sociedade para consultá-los e traçar estratégias de prevenção, aulas de prevenção nas escolas e formação e qualificação de profissionais da prefeitura.

Entre os desafios debatidos no evento, foram citadas as parcerias com escolas, compartilhamento de informações e treinamento de empresas parceiras, além da melhoria no atendimento médico em caso de desastre. Os participantes foram orientados também em como qualificar voluntários, dar suporte às vítimas com fornecimento de comida e materiais para sobrevivência humana.

“O foco maior são as crianças e este trabalho começa na escola, ensinando como elas deverão se  comportar em caso de desastre, tornando-as multiplicadoras de informações, levando para os familiares e amigos”, salientou Robson.