Projeto Povo: patrulha ostensiva volante

14/03/2013

A combinação dos impactos causados à sociedade face ao aumento da criminalidade, fez com que as organizações responsáveis pela segurança de modo geral, iniciassem um novo processo de se redescobrirem bem como qual seria o negócio dessas instituições. Mudanças são necessárias dos dois lados, o das organizações e da comunidade local. Com base nisto, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil iniciou há um mês o “Projeto Povo”: patrulha ostensiva volante.

O projeto é direcionado ao atendimento nos bairros e tem  objetivo de aproximar ainda mais a  Guarda Municipal junto à população, para que ele possa ser uma referência ao cidadão de bem, descobrir os anseios e as particularidades de cada bairro para uma melhor prestação de serviço à comunidade; além de ampliar o campo de atuação da Guarda Municipal nos locais mais carentes, buscando agregar conhecimentos de forma coletiva com a comunidade, alcançar a confiança das pessoas, baseando-se no fato da natureza humana considerar que, quando é defendida coletivamente uma ideia, passa a exercer maior influência do que quando é exposta solitariamente. “Estamos em estudo para verificar a possibilidade de se criar uma patrulha da Guarda Municipal, para apoiar os logradouros rurais o­nde há escola e patrimônio público municipal”, afirmou o secretário da pasta, Ronaldo Antônio Bernardes.

Atualmente a Guarda Municipal conta com duas viaturas e quatro agentes para execução do atendimento à comunidade dentro do Projeto Povo. Foram definidas três rotas para execução que serão revistas periodicamente. As ações do projeto serão também para apoio a outros órgãos públicos, como as secretarias municipais. Uma dessas ações será o apoio à Polícia Militar quanto à localização de veículos furtados no município. Outra ação será a intensificação da presença em escolas e bens patrimoniais, além do que a ostensividade proporcionará maior segurança a toda comunidade. Também serão patrulhadas as ruas e avenidas com maior incidência de acidentes de trânsito em 2012, como a Pimenta de Pádua (94 ocorrências), Ângelo Calafiori (75), Wenceslau Braz (72), Oliveira Rezende e Zezé Amaral (64 cada), Placidino Brigagão (51) e Santa Luzia e Monsenhor Mancini (com mais de 30 incidentes).