Escola Estadual Boa Vista é municipalizada

05/03/2013

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso entregou à comunidade do bairro Veneza, na manhã de terça-feira (5), a reforma da escola Boa Vista – antes pertencente ao Estado e, agora, municipalizada. Todo o trabalho de reforma, pintura, reparos hidráulicos e elétricos foram realizados com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano. Custo total: em torno de R$ 20 mil.

O processo de municipalização começou em 2012, porém, a concretização somente se efetivou com a nova administração municipal que, imediatamente, tomou providências para que a escola voltasse a funcionar. A secretária municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, agradeceu o empenho de todos para que a obra fosse concluída há tempo do início das aulas. “Estamos aqui para servir a comunidade”, afirmou.

A escola atenderá a Educação Infantil (pré-escola) para crianças de 5 anos, e o Ensino Fundamental para alunos do 1º ao 5º ano. Será oferecido, ainda, o Programa de Tempo Integral (Proeti). Estão previstas duas turmas, podendo ser ampliadas. Um Calendário Escolar diferenciado já foi elaborado, atendendo às normas legais de 200 dias letivos. O início do ano escolar ocorreu em 1º de março com reuniões de professores, e o início do ano letivo no dia 5, com o término previsto para 19 de dezembro de 2013.

Em ato simbólico, a superintendente regional de ensino, Rosana Elisa Bertone Neves, transferiu o prédio e a condução da escola à Prefeitura. Ela ressaltou a parceria escola e pais e os bons índices alcançados pelos alunos na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atingiram nota 6,0. “As crianças aqui matriculadas já dominam a competência e a escrita em um nível recomendável, uma meta que era para ser alcançada em 2014”, disse.

O prefeito Rêmolo Aloise, acompanhado do vice, Daniel Mendonça, de secretários e vereadores, agradeceu a presença de todos e lembrou de seus tempos de estudante em escolas públicas. À comunidade, ele anunciou a implantação para breve da Cozinha Comunitária e maior atuação da guarda municipal pelo bairro. Aos alunos, o prefeito deu a notícia que o projeto social “Escola de Futebol Zico 10”, idealizado por Arthur Antunes Coimbra, o popular Zico, será implantado na cidade nas próximas semanas.