Paraíso mantém controle sobre casos de dengue

05/03/2013

Diante dos dados apresentados pelo Ministério da Saúde no início desta semana a respeito do considerável aumento de casos de dengue registrados no País, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso informa que o Departamento de Zoonoses do município trabalha de forma preventiva para combater o mosquito transmissor da doença. De acordo com o Governo Federal, no período entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro de 2013, foram registrados 204.650 casos no Brasil. No mesmo período de 2012, foram 70.489 notificações. Um acréscimo de 190%.

Em Paraíso, graças à eficácia do trabalho dos 30 agentes epidemiológicos e ao maciço apoio da comunidade, nenhum habitante, até o momento, contraiu dengue dentro do município. Os quatro casos registrados na cidade são importados de outras localidades.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Zoonoses do município, Gustavo Bernardino, os agentes visitam as residências diariamente. Em razão do alto número registrado no País, sua equipe tem feito plantões nos finais de semana e feriados. Tudo para que a doença não se instale em Paraíso. “Nossa ação deve ser imediata, pois o mosquito necessita de um paciente infectado com o vírus para transmiti-lo para mais pessoas. Um único mosquito pode transmitir a dengue para cem pessoas”. Bernardino afirma também que os quatro casos importados dão a certeza de que não há mosquitos contaminados no município. Contudo, ressalta que a população deve permanecer com os cuidados básicos para que não haja a proliferação.

Sem medir esforços, a prefeitura trabalha para que o mosquito transmissor da dengue não chegue às casas dos paraisenses e, para que o município continue seguindo na contramão do cenário nacional, a participação popular é de suma relevância.