Vem aí o 1° Mutirão de combate à dengue

05/03/2013

A Prefeitura de São Sebastião realizará no próximo sábado, 9, o 1º Mutirão de Combate à Dengue de 2013. A ação é mais uma estratégia do setor de Vigilância Epidemiológica para a prevenção da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Nessa primeira etapa, os agentes epidemiológicos atuarão nos bairros: Vila São Sebastião, Nascentes do Paraíso, Residencial Santa Tereza, Caíc, Parque Industrial 2, Jardim das Acácias e Veneza. Ao todo, serão 2.330 imóveis visitados. Garrafas, pneus, vasos de plantas, tambores, tampas e outros objetos que acumulam água serão recolhidos. A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano apoiará o movimento através da disponibilização de servidores e máquinas para a limpeza dos terrenos baldios.

“O mutirão vem de encontro às necessidades do município, uma vez que o grande número de focos é encontrado dentro de residências e terrenos baldios. Em razão disso é que o mutirão de limpeza tem como objetivo eliminar os locais usados para a proliferação do mosquito”, afirma Gustavo Bernardino, coordenador de Zoonoses do município. Ele ressalta também que a participação da comunidade é de suma importância para a prevenção da dengue. “É ela quem vai vistoriar a sua residência no dia anterior e colocar o material citado ao alcance dos nossos agentes”.

Estão previstos para este ano a realização de 12 mutirões, que atingirão toda a cidade. Dessa forma, sem medir esforços, a prefeitura trabalha para que o mosquito transmissor da dengue não chegue às casas das famílias paraisenses.