Secretaria de Educação capacita 80 professores

05/03/2013

A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso promoveu na sexta-feira, 23 de fevereiro, a primeira atividade de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumido pelo Governos Federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para o desenvolvimento desta formação, estão envolvidos um coordenador local do Pacto, três orientadores de estudo — professores que farão o trabalho de capacitação, e cerca de 80 professores alfabetizadores (que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental).

A formação continuada tem como objetivo apoiar todos os docentes que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo as turmas multisseriadas, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como realizar avaliações anuais.

Para cada turma de alunos serão destinados livros didáticos, acervos de dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos de apoio à alfabetização, obras de referência de literatura e de pesquisa. Para os docentes serão ofertadas obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.

O curso terá duração de dois anos, com carga horária de 240 horas distribuídas igualmente entre as disciplinas de Língua Portuguesa, em 2013, e Matemática em 2014.