Prefeitura assina parceria com IF Sul de Minas

01/03/2013

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (câmpus Muzambinho), trazem à cidade três novos cursos: Técnico em Agente Comunitário de Saúde (80 vagas), Técnico em Hospedagem (40 vagas) e Técnico em Transações Imobiliárias (40 vagas).

O evento de assinatura do convênio foi realizado na noite de quarta-feira (20), no Teatro Municipal Sebastião Furlan. A mesa da cerimônia foi composta pelo prefeito Rêmolo Aloise; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa da Silva; a coordenadora adjunta da pró-reitoria de ensino do Instituto Federal, professora Anne Caroline Bastos Bueno (representando o reitor Sérgio Pedini); a coordenadora geral de Educação a Distância do câmpus de Muzambinho, professora Rosângela Assis (que representou o diretor-geral do Instituto, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues) , a técnica em assuntos educacionais do IF Sul de Minas Lívia Carolina Vieira, representando a pró-reitoria de ensino do IF Sul de Minas de Pouso Alegre e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Luiz Correia.

Após a exibição de um vídeo institucional do IF Sul de Minas, foi realizada a assinatura do convênio para implantação de um polo do Instituto Federal em Paraíso através do programa E-tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) e o lançamento dos três novos cursos técnicos. "Aqui selamos um compromisso por uma educação de qualidade, não só em nível básico, mas também extensiva ao jovem e ao adulto", disse o secretário Cícero Barbosa. A meta é abrir mais quinhentas vagas para outros cursos técnicos até o final do ano. Para isso, contatos com outros institutos já foram feitos e novas negociações com o câmpus de Muzambinho já estão em andamento. "Nosso objetivo é não exportar alunos para estudar em outras cidades e sim trazer para Paraíso os alunos da região, fazendo de nossa cidade um pólo regional de educação profissional" ressaltou Cícero. Ainda de acordo com o secretário o grande diferencial é que estes cursos, além da qualidade, têm a chancela de uma instituição federal, o que possibilita aos futuros alunos um reconhecimento ainda maior.

Em seu primeiro evento público, o prefeito Rêmolo Aloise parabenizou a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia por, em menos de 60 dias de governo, já implantar estes três novos cursos técnicos cumprindo metas estabelecidas por ele neste início de administração. "Aqui estamos plantando uma semente, outras virão" afirmou Reminho. A importância de uma formação profissional de qualidade para o desenvolvimento da cidade foi também destacada pelo prefeito que disse que atuará de modo intensivo e decisivo vinsando melhorias no sistema de educação profissional e superior no município.

O evento, que contou com a presença de secretários municipais, vereadores, diretores de escolas municipais e estaduais, alunos da rede pública estadual e pessoas convidadas, encerrou-se com a palestra "A Educação profissional na modalidade EaD" feita pela professora Rosângela Assis, coordenadora geral de educação a distância do IF Sul de Minas - câmpus de Muzambinho.

Em sua fala, a coordenadora geral de EaD reafirmou a importância da parceria com o município, disse estar aberta para as outras necessidades educacionais de Paraíso e enfatizou que os cursos oferecidos pela IF Sul de Minas na cidade irão contribuir de modo especial para o desenvolvimento do município. A professora enfatizou a qualidade dos cursos ofertados, a validade nacional do certificado e, sobretudo, ressaltou que, quando se estuda em um Instituto Federal, as portas se abrem para o educando.

As inscrições para os cursos podem ser feitas até o dia 15 de março no setor de atendimento da Prefeitura, à praça dos Imigrantes, 100, Lagoinha, das 11h às 17h, e as aulas estão previstas para começar em abril. O edital completo pode ser acessado pelo site
www.muz.ifsuldeminas.edu.br e também no no site oficial da Prefeitura de Paraíso: www.ssparaiso.mg.gov.br – link “download”, sob o título: Edital de Seleção 002/2013 - Instituto Federal do Sul Minas (processo seletivo para cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde, Hospedagem e Transações Imobiliárias).