Defesa Civil socorre vítimas das chuvas

20/02/2013

A Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura, atendeu cerca de 30 chamadas no final da tarde de 5 de fevereiro, devido a uma forte chuva que caiu na cidade.

Com o apoio da Guarda Municipal, a maioria dos chamados para socorro vieram da Vila Muschioni. Uma família ficou desalojada e várias casas com danos materiais, como queda de muro e alagamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Francisco de Oliveira, todas as chamadas foram atendidas dentro das possibilidades e tomadas as providências que competem ao setor. “Alerto aos moradores que fiquem atentos aos procedimentos de prevenção para que, em épocas de temporais, não sejam surpreendidos”, afirmou Zé Ico.

Entre os procedimentos orientados pela Defesa Civil em casos de chuvas fortes, estão:

* fazer a caixa de captação de água pluvial para evitar a queda de muro;
* ficar atento às trincas e rachaduras nas residências;
* fazer a limpeza dos telhados; desobstruir as calhas e ladrões;
* manter limpo os ralos, esgotos, galerias e valas;
* fazer aterramento dos buracos que acumulam águas;
* reforçar (ou escorar) muros e paredes pouco confiáveis;
* não jogar lixo ou entulho nas bocas- de- lobo na rua.

Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, à rua José Maria Gaspar, 55 – Jardim das Paineiras, ou pelo telefone 199 ou 3539-1023.