Secretários começam a conhecer suas pastas

04/01/2013

Os secretários municipais de São Sebastião do Paraíso, nomeados pelo prefeito Rêmolo Aloise, começaram a conhecer as demandas de suas pastas, definir as metas de trabalho e a busca de resultados para os próximos 60 dias, conforme determinação de Reminho a cada um deles. Reuniões tem sido realizadas desde quarta-feira, 2 de janeiro, quando eles foram apresentados aos funcionários.

Uma das bandeiras de campanha do prefeito, a área de saúde e ação social está sob o comando de Dulcinéa de Freitas Barroso – braço direito de Reminho durante sua trajetória política. A nova secretária está tomando pé de toda a situação do setor para fazer as adequações e ajustes necessários para a melhoria do atendimento à população.

Na Educação, assumiu o comando Regina Márcia Penha Pimenta. A secretária também está definindo as prioridades deste início de governo, tendo em vista que a volta às aulas está próxima. Outra demanda do setor é a questão de um maior número de vagas para os centros municipais de educação infantil, questões que estão sendo avaliadas. O início das inscrições do transporte escolar da zona rural para a cidade deve começar na próxima semana.

Os novos secretários de Obras e Planejamento Urbano, Maurício Marcolini, assim como o de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Ronaldo Antônio Bernardes, também estão conhecendo as prioridades de suas pastas. Casas populares e pavimentação (Obras), taxa de tratamento de esgoto (Planejamento Urbano), funções da guarda municipal e transporte coletivo (Segurança), são alguns dos assuntos a serem tratados pelos secretários com o prefeito neste início de mandato.

Reminho e o vice-prefeito, Daniel Mendonça Aloise, estiveram na tarde de quarta-feira, 2, na Arena Olímpica João Mambrini. Osvaldo Francisco Tosin foi nomeado diretor de Esportes. A Secretaria engloba ainda o setor de Cultura, Lazer e Turismo. A manutenção do prédio é um dos assuntos em destaque, bem como o apoio aos atletas nas diversas modalidades que eles praticam e competem.

Os três novos secretários: Cícero Barbosa da Silva (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Aílton Rocha de Sillos (Desenvolvimento Sustentável) e Luiz Médici (Governo), também estão definindo as metas para os próximos dois meses. Na pasta de Cícero, o prefeito Reminho quer, pelo menos, quatro cursos da Universidade Aberta do Brasil funcionando em Paraíso este ano. Na Secretaria de Sillos, o objetivo maior é a implantação do 3° Parque Industrial e mais geração de empregos na cidade. Na pasta de Governo, Médici avalia as contas da Prefeitura juntamente com o secretário interino de Planejamento e Gestão, Adriano Reis de Paula. Entre as questões a serem resolvidas estão os restos a pagar de 2012.

O início de funcionamento do Aterro Sanitário é um dos assuntos a serem resolvidos pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo José Scarano Guidi. Segundo ele, falta a concessão de algumas licenças ambientais para que o serviço comece. Dentro do programa estadual “Minas sem Lixão”, o aterro de Paraíso poderá receber o lixo de cidades menores e vizinhas, desde que elas implantem sistemas como a coleta seletiva para fins de reciclagem. Para o secretário, a questão tem que ser bem discutida, porque a vida útil do aterro paraisense é de 20 anos e ele foi feito para a destinação do lixo local.

Entre as metas a serem cumpridas pelo novo secretário de Agricultura, Mauro Westin, está a questão do fortalecimento das associações de famílias de produtores rurais e a diversificação de culturas em plantio no município, como o figo e a cana-de-açúcar. A Procuradoria Jurídica não teve alteração no comando, ficando a cargo de Sérgio Reliquias Morigi.

Tendo as pessoas, o planejamento e as prioridades como bases da administração, o prefeito Rêmolo e o vice Daniel pretendem, a cada dois meses, avaliar com todo o secretariado as metas estipuladas, traçando sempre outras para a melhor qualidade de vida dos paraisenses.

As funções da Guarda Municipal são um dos assuntos em discussão na Secretaria de Segurança Pública

A construção de casas populares é uma das questões a serem tratadas na Secretaria de Obras e Planejamento Urbano