ProJovem realiza apresentação circense

28/11/2012

Um verdadeiro espetáculo. É assim que pode ser definida a apresentação circense realizada pelo ProJovem Adolescente na noite de quarta-feira, 14 de novembro. Um show de luzes, brilhos, sorrisos, emoção e muitos aplausos tomaram conta do espaço da Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso, o­nde cerca de mil pessoas estiveram presentes para prestigiar os 35 adolescentes que ensaiaram aproximadamente sete meses para realizarem o espetáculo denominado” Sonhos”.

Sob a responsabilidade da coordenadora do ProJovem Adolescente Patricia Dutra Leal, a orientadora Social  Regiane Aizza, e os irmão Denis Tavares e Paulo Tavares facilitadores de oficina de circo, sendo os dois últimos ex integrantes da famosa comitiva circense do ator Marcos Frota, os  adolescentes, todos entre 15 e 17 anos, esbanjaram muita alegria, confiança e deram um show de superação nos números de força, lira, mastro, mágica,contorção ,bambolês,acrobacias em solo, cordas, além das divertidas atrações que os palhaços Shokito e Peteka apresentaram.

Para a adolescente Ana Carolina Queiros Garcia, participar do Projovem  foi muito gratificante: “Foi tudo de bom, fiquei muito feliz e muito emocionada. Quando me apresentei para aquela multidão senti um frio na barriga,mas me superei”. Partindo do princípio que o ProJovem trabalha a inclusão dos jovens na sociedade,  a sonoplastia do espetáculo foi feita pela jovem Davi Francisco Lopes de 16 anos.

Já o jovem Geovany  dos Santos Souza, de 16 anos comentou: “Participar destas atividades foi muito bom porque eu perdi a timidez e me apresentei com mais tranquilidade. Me senti feliz porque minha família também ficou muito feliz”.

A coordenadora do ProJovem, Patricia Dutra Leal, destaca a importância da inclusão desses adolescentes na sociedade tendo o circo como forma de adquirir responsabilidade, disciplina, além de despertar talentos que muitas vezes ficam adormecidos por falta de incentivos. Para a orientadora social Regiane Aizza, esse trabalho é de suma importância pois “Acredito que o trabalho realizado fecha um ciclo na vida dos jovens e será utilizado ao longo dela”.

O palhaço Peteka e também facilitador de oficina Paulo comenta sobre a dificuldade de lidar com os adolescentes mas afirma que o resultado no final é surpreendente e vale a pena todo o investimento .

Patricia agradeceu  a colaboração e parceria da Gerência de Ação Social, além da presença de toda população juntamente com o prefeito Mauro Zanin e também seu vice Márcio da Silveira. “A realização profissional e a certeza do dever cumprido” são os sentimentos do facilitador de oficina de circo Denis Tavares, o palhaço.

Esse foi o segundo ano que o evento foi realizado no município e com chave de ouro o espetáculo foi finalizado com uma bela queima de fogos que  emocionou a todos os que estavam presentes.