Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Realizado 8° prêmio Professor Aprendiz

22/11/2012


Grupo "Paraíso em Seresta" canta no café da manhã antecedendo premiação do Professor Aprendiz.


Sob a regência do maestro Luciano Autran, Filarmônica deu um show de encantamento em suas apresentações.

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Educação revelou na quarta-feira,14, os vencedores da oitava edição do Prêmio “Professor Aprendiz, Melhores Experiências Pedagógicas”. O evento realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan teve como ponto alto a presença a jornalista Leila Ferreira, que palestrou sobre a leveza do ser humano. Em seguida foram divulgados e premiados os ganhadores do prêmio nas quatro categorias.

Centenas de educadores ligados a rede municipal de ensino participaram do encerramento do Premio Professor Aprendiz. De início foi servido café da manhã com direito a apresentação do grupo Paraíso em Seresta. Durante o evento foi realizada palestra com a jornalista Leila Ferreira, que falou sobre as relações pessoais a partir de experiências contadas em seus livros, o­nde ela aborda a leveza do ser, os bons costumes, a boa convivência entre as pessoas, na troca de gentilezas, depressão, o mau humor, a fachada reluzente e a obsessão por um mundo melhor. “Vive bem quem sabe conviver”, disse. O evento teve também a presença da Filarmônica Sesi/Acissp.

O Prêmio Professor Aprendiz foi instituído em 2004 tendo como objetivo valorizar o trabalho de profissionais que estão desenvolvendo experiências pedagógicas de qualidade, com resultados positivos a respeito da aprendizagem dos alunos. Durante o evento foram apresentados os professores idealizadores e desenvolvedores do projeto. A edição de 2012 teve 23 projetos inscritos, sendo cinco do segmento Educação Infantil, quatro do Ciclo de Alfabetização, oito do Ciclo Complementar e seis do segmento de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por educadores, pedagogos, mestres e especialistas em educação. Os nove profissionais receberam homenagem da organização do evento. Os diretores das escolas e unidades de ensino inscritas também receberam certificados de participação. A revelação e premiação dos ganhadores ocorreu por categoria, com a presença de todos os concorrentes de cada segmento no palco. Confira no box em anexo a relação dos ganhadores em cada categoria. Cada um dos vencedores receberá o prêmio de R$ 3 mil.

VENCEDORES

- Maria Izabel de Souza, projeto “A Praça é Nossa” - categoria Educação Infantil.
- Elcimar Aparecida dos Reis Garcia, projeto “A Turminha que aprendeu a ver”, categoria Ciclo de Alfabetização.
- Maria Jovita da Silva, projeto “Abrindo caminhos na comunicação”, categoria Ciclo Complmentar.
- Alexandre Antunes Martins, projeto “Se o importante é competir, o fundamental é cooperar", categoria Ensino Fundamental.


Jornalista Leila Ferreira faz palestra motivacional, falando de "leveza", para público presente no Teatro.

Despedidas

 A premiação do Projeto Professor Aprendiz também foi marcado por despedidas. A primeira foi da Secretária de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua. Em um discurso marcado por emoção a secretária Maria Luiza de Pádua Coelho agradeceu a todo o setor da educação, à sua família, ao prefeito e a ao governo da qual faz parte. “Pela primeira vez sinto dificuldades em falar, por motivos especiais em me reunir com você para celebrar o Prêmio Professor Aprendiz”, afirma.

Ela disse que o momento também é marcante por encerrar a sua carreira de educadora. “Agradeço a Deus a sabedoria, a inteligência que me deu nestes 48 anos de profissão, por poder honrar o diploma de professora do primário”, citou. Maria Luiza salienta que as escolas do município são referência para a região e também é reconhecida na comunidade. “É um momento histórico na nossa educação”, definiu.

A sua contribuição ao setor foi destacado pelo prefeito Mauro Zanin e também pelo vice-prefeito, Márcio da Silveira. “Sabemos que os projetos e desafios se estendem a todos que buscaram romper paradigmas. É merecido termos este momento para aos poucos irmos nos desgarrando e nos despedindo desta missão que começou lá atrás no governo da Marilda, quando fui secretário de Educação e que depois continuou com a dona Maria Luiza e teve o engajamento de todas vocês”, disse.
Ele agradeceu o apoio e o comprometimento da secretária bem como todo o segmento da educação. “A transitoriedade do agente político é o exercício de referência”, disse. Em seguida Zanin assegurou que vai estar presente para continuar dando a sua contribuição. “O projeto é bonito, os resultados foram plantados e estão sendo colhidos”, completou. O vice-prefeito Márcio da Silveira declarou que foram 12 anos de plantação. “O momento é de outros assumirem, é só manter o respeito, a qualidade que o futuro das nossas crianças estará garantido. Agora ficaremos do outro lado batendo palmas e aplaudindo vocês”, concluiu.