Defesa Civil preocupada com chuvas

06/11/2012

A chegada da primavera e as altas temperaturas trazem consigo o início do período de chuvas, que vai de setembro até abril. As águas, bem-vindas por marcar o fim da estiagem, podem, no entanto, causar sérios problemas para aqueles que vivem em áreas de risco. Para reduzir as chances da população ser surpreendida por enxurradas e deslizamentos, o Departamento de Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso traçou um esquema especial para essa temporada.

Conforme explica o coordenador da Defesa Civil, José Francisco de Oliveira, o órgão municipal mapeou os bairros o­nde tais incidentes ocorrem com maior frequência. Jardim das Acácias, São Sebastião, Vila São Pedro, João XXIII e Verona estão entre os que mais enfrentam problemas de inundação. Ainda de acordo com Zé Ico, poucos casos de deslizamento costumam ser registrados no Itamaraty e no João XXIII, próximo ao córrego do Matadouro. Atentos às previsões sobre o clima, agentes vão até os locais para alertar a população.

Outra medida tomada pela Defesa Civil paraisense diz respeito à limpeza dos bueiros. Todos os anos, durante os meses de setembro e outubro, o departamento encaminha ofícios para a Secretaria Municipal de Obras para que os responsáveis pela captação das águas pluviais sejam desobstruídos.

Um dos pontos mais críticos nesse sentido está localizado na rua deputado Campos do Amaral, o­nde existe uma galeria que recebe as águas que vem do centro da cidade e de parte da Vila Mariana. Lá, o acúmulo de lixo costuma causar danos para os moradores vizinhos. O coordenador pede para que a população tome ciência da gravidade do problema e não deixe seu lixo doméstico nas ruas fora do período de coleta. “Esses resíduos costumam entupir as galerias, causando os alagamentos”, explica.

Entretanto, o trabalho do departamento não se limita em prevenir as pessoas de possíveis enxurradas e deslizamentos. Ele também trabalha na assistência àqueles que sofreram algum dano com as catástrofes. No início de 2012, após uma tempestade ter arrancado árvores e destelhados inúmeras casas, o órgão ligado à prefeitura doou telhas e lonas para a população mais carente.

A Defesa Civil de Paraíso atende pelo telefone 199. O órgão informa que a previsão de chuva para os próximos dias é pequena, mas pede para que a população fique alerta a qualquer eventual mudança no clima.