Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Aluna de Paraíso ganha concurso da EPTV

24/10/2012

 Pela primeira vez, São Sebastião do Paraíso tem uma vencedora no Concurso EPTV na Escola. A aluna Giulia Ricardo Vilela, do 9° ano da Escola Municipal Napoleão Volpe, sob a orientação da professora Marília de Souza Neves, foi uma das finalistas do concurso, que, no corrente ano, contou com a participação de 106 municípios, representados por 10 estudantes de cada um, os quais tiveram a oportunidade de conhecer a emissora, em Varginha, nos meses de agosto e setembro. Participaram do projeto 351 escolas do sul de Minas e 15350 alunos fizeram a redação.

O concurso é destinado a alunos do último ano do ensino fundamental – de escolas públicas e privadas – das cidades de cobertura geográfica da EPTV sul de Minas e, neste ano, teve como tema “Redes Sociais: caminhos para um novo mundo?”

 No início do mês, uma equipe da EPTV visitou a escola localizada na zona rural e, baseado no texto produzido pela aluna, fez uma reportagem. No último dia 18, aconteceu a cerimônia de premiação em Caxambu, o­nde os finalistas receberam uma televisão HD de 24 polegadas, e os professores orientadores, uma assinatura da revista Terra da Gente.

Segundo a aluna vencedora, classificada em 6º lugar, participar do projeto foi uma ótima experiência. “Primeiro nós pesquisamos sobre as redes sociais, lemos textos sobre o assunto e, depois, fizemos trabalhos em grupo. Nós apresentamos os trabalhos para as outras turmas e elas gostaram. Foi uma forma de comprovar a utilidade da internet para a nossa vida, mesmo morando na zona rural.

Já para a professora orientadora, o trabalho com projetos dinamiza as aulas. “Incentivo bastante meus alunos a participarem de diversos concursos que utilizam a produção textual como base, pois acredito, realmente, que a pedagogia de projetos dá resultados, visto que ela explora as sequências didáticas e organiza a própria prática docente.” Enfatiza, ainda, que o professor é um espelho para o aluno. “Quando peço aos meus alunos para escreverem, escrevo também. Assim, eles me têm como referência, afinal, escrever não é fácil, exige treino”, completa.

Abaixo, segue o texto vencedor:

Uma escola transformada
Giulia Ricardo Vilela

Era uma vez uma pequena escola situada na zona rural de uma cidade interiorana chamada São Sebastião do Paraíso. Mesmo distante da agitação urbana, essa escola fazia de tudo para se manter conectada ao mundo. Por isso, os professores de lá propunham aulas diferentes para chamar a atenção dos alunos. Às vezes, levavam músicas para os alunos ouvirem e analisarem; em outros, promoviam concursos literários, campeonatos, desafios matemáticos, danças, teatros, tudo para motivar os alunos.

Até que um dia, de tanto se empenhar, a equipe dessa escola teve uma imensa surpresa: a aluna do sexto ano, Pâmela Aparecida de Oliveira, foi uma das finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em novembro de 2010. Retratando a vida no campo, a aluna escreveu um belo poema que emocionou todo o país. Essa conquista foi divulgada e repassada rapidamente por meio de redes sociais.

Assim, os personagens citados dessa humilde escola, viraram protagonistas da própria história.

Hoje o Brasil inteiro já ouviu falar da terra vermelha que recobre a paisagem natural de um cantinho das Minas Gerais e, graças ao Projeto EPTV NA ESCOLA, tenho a oportunidade de lhes contar sobre esse fato que marcou nossa vida.

Era uma vez uma escola pequena que, de estrada em estrada, caiu na rede, ficou social e se transformou total. Dizem que agora ela anda caminhando de site em site, de link em link e até passeando em horário nobre nas telinhas da tevê...