Notícias | + Listar todas
Casas no Santa Tereza recebem aquecedores
26/09/2012
Famílias que moram no Conjunto Habitacional Santa Tereza, em São Sebastião do Paraíso, estão recebendo em suas casas a instalação de aquecedores solares. A medida é fruto de uma parceria entre a Cohab Minas e a Cemig, que prevê a instalação do sistema em todas as unidades entregues pela Companhia de Habitação do Estado, a partir de 2005, por meio do Programa Lares Habitação Popular (PLHP), do estadual. Ao todo, 210 residências do bairro receberão os aquecedores.
A instalação do aquecedor solar representa uma economia de até 35% para o consumidor, na conta de luz. Os equipamentos substituem os chuveiros elétricos e têm capacidade de 200 litros de água aquecida, que possibilitam a média de cinco banhos diários. Para o ajudante de pedreiro Juvenal de Oliveira Nunes, o benefício financeiro trazido pela novidade será revertido em melhorias na alimentação de sua família. “Vamos conseguir comprar uma mistura a mais aqui em casa. Para quem vive com o dinheiro contado, essas ações fazem muita diferença”, afirma.
O sistema de aquecimento solar de água adotado para instalação nas casas da Cohab Minas funcionam por circulação natural, ou seja, por efeito termossifão. Trata-se de um aquecedor de pequeno porte amplamente utilizado em residências em todo país. O movimento da água entre os coletores e o reservatório térmico é promovido pela variação de densidade do líquido em função das diferenças de temperatura no sistema promovidas pelo sol. O sistema inclui o coletor solar, um reservatório térmico e a tubulação de interligação entre o reservatório térmico, coletor e os misturadores de água.
Conforme explica a assessoria de comunicação da Cohab Minas, a instituição fez adaptações no projeto das moradias de forma a permitir que o aquecedor possa ser instalado mesmo com a casa já ocupada pelo morador. A adoção dos aquecedores em conjuntos habitacionais levou a Cohab do estado a receber o Selo do Mérito 2007 conferido pela Associação Brasileira de Cohabs durante o 54º Fórum de Habitação de Interesse Social.