Prefeitura realiza serviço rapa-rapa

10/08/2012

O desgaste natural e a ação do tempo associada ao trânsito intenso, inclusive de veículos pesados ocasionam constantemente diversos buracos e trincas asfálticas nas ruas e avenidas de São Sebastião do Paraíso. Para solucionar o problema, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras, optou pelo serviço conhecido popularmente como “rapa rapa”, modelo de recuperação de pavimentação atualmente mais eficiente e de rápida execução para a recuperação das vias. Nos últimos anos dezenas de ruas também passaram por um processo de restauração ou ganharam novo pavimento dando melhores condições de tráfego aos usuários.

O “rapa rapa” é considerado um método de recuperação similar ao processo de recapeamento tradicional, em que a rua recebe uma camada de impermeabilizante e em seguida a capa asfáltica é finalizada com o rolo compactador. Para a execução inicial deste serviço a Secretaria de Obras elaborou um cronograma de trabalho priorizando as vias com fluxo de tráfego mais contínuo para receber o melhoramento. O serviço já foi executado nas ruas Santa Luzia, Manoel de Oliveira Mafra, Maria Amaral Malaguti, Nélson dos Santos Jabour, na Vila Formosa, e nas ruas São Francisco e Olivério Custódio dos Reis no Jardim Ouro Verde.

A execução do mesmo serviço também está programado para acontecer na Travessa Tenente José Joaquim, no Centro, rua Maestro Joaquim Souto, na Vila Mariana e diversas ruas no Conjunto Habitacional Verona. Além de elevar o nível de qualidade da malha viária, com a melhoria das condições da infraestrutura do tráfego no município, as obras irão proporcionar também segurança a todos os usuários. Desde o início do ano a Prefeitura também já realizou operações tapa-buracos em várias avenidas de diferentes regiões da cidade reparando estragos causados pelo excesso de chuvas e outros danos provocados pelo trânsito constante do dia a dia.

Em 2010 o município adotou o Plano Comunitário de Melhoramentos, Plano de Melhorias em Pavimentação, Recapeamento/convênio com a Secretaria de Estado e Obras Publicas (Setop) e o Plano Comunitário de Melhorias em calçamento na modalidade blocos de concreto hexagonal sobre coxim, totalizando um altíssimo investimento de cerca de R$ 4.200.000,00. Desde março de 2011 foi assinado um novo contrato e fornecida ordem de serviço entre a Prefeitura e a empresa Cetenge Engenharia Ltda., para o término das obras de recapeamento de ruas e avenidas de São Sebastião do Paraíso e também em Guardinha.

Em Paraíso foram atendidas as avenidas Brasil, Monsenhor Felipe, Oliveira Resende (parcial), Delfim Moreira (parcial), José de Oliveira Brandão Filho (que dá acesso ao SESC e à futura praça dos Três Poderes), Alferes Manoel Caetano do Nascimento e as ruas La Salle, Italianos e Sargento Lima. Já no Distrito de Guardinha receberam pavimentação as ruas Frederico Papaiane, Francisco Daniel, Carmo Elias, Jerônimo Gonçalves, Antônio Abud, Tiradentes, José Francisco de Castro, Rua do Campo e do Matadouro receberão captação de água pluvial profunda e superficial, drenagem, base, sarjetas, pavimento asfalto, rampas de acessibilidade e sinalização vertical, horizontal e viária.

Após o período eleitoral a Prefeitura realizará também a pavimentação de mais um trecho da Avenida Oliveira Resende no trecho entre a sede do Corpo de Bombeiros e proximidades com a Praça Olegário Maciel. Além do pavimento asfáltico também foram construídas rampas de acessibilidade em várias vias facilitando o ir e vir da população.