São Judas ganha Farmácia Municipal

10/08/2012

A prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na tarde de sexta-feira (03/08) a Farmácia Básica Municipal do bairro São Judas Tadeu. Implantada para descentralizar o atendimento da farmácia central, a unidade atenderá também populares das localidades vizinhas. A Secretaria de Saúde estima que 10 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas. Cerca de 120 atendimentos devem ser feitos todos os dias.
O secretário de Saúde, Marcos Rogério, explica que a nova farmácia trará mais comodidade para os usuários, uma vez que cerca de 500 pessoas são atendidas diariamente na unidade central. “Quando descentraliza o atendimento, você melhora a qualidade, porque o volume em um único local tem trazido certo desconforto”.

Luciana Pimenta Lemos Caetano, farmacêutica da unidade, declara que a rapidez do atendimento vai aumentará a prevenção e reduzir o risco de agravamento das enfermidades. “Vamos oferecer toda a linha padronizada de medicamentos. Apenas os remédios de alto custo não serão distribuídos aqui”, completa.
O deputado estadual Antonio Carlos Arantes disse que a inauguração vem para atender uma comunidade que necessita de apoio e atenção especiais do poder público. “É um momento importante para essas pessoas. A prefeitura está criando condições para que a comunidade tenha acesso aos medicamentos de forma rápida sem sair de casa”.

O prefeito Mauro Zanin aproveitou o momento para lembrar-se de um compromisso firmado no início de seu mandado: levar a saúde básica a todos os moradores de Paraíso através das UBS (Unidades Básicas de Saúde). Também ressalta a importância da farmácia do São Judas, região que concentra boa parte da população do município. “Lógico que não dá para montar uma unidade básica em cada uma das UBS’s, porque é necessário que cada uma delas tenha um farmacêutico responsável, mas a abertura em pontos como esse facilita a vida do usuário”.

Weber Aparecido de Azevedo, 32, morador do bairro Santa Tereza, diz que proximidade vai beneficiar aqueles com dificuldades de locomoção. Ele conta que sua mãe o tio de sua esposa tinham que pegar um ônibus e enfrentar horas de fila para, enfim, conseguir os medicamentos necessários. “Agora vai ficar mais fácil”. Maria das Graças Rosa, que frequenta a farmácia central todas as semanas, reforça o relato do vizinho. “A gente chegava a ficar três horas na fila. Outra coisa: algumas pessoas não têm dinheiro nem para pegar um circular pra ir ao centro”, conta.

No próximo mês, é a vez da região da Vila Formosa receber uma unidade da farmácia básica.