Avenida José Brandão recebe iluminação

03/08/2012

Depois de receber pavimentação asfáltica e sinalização de trânsito a Avenida Dr. José de Oliveira Brandão Filho acaba de ter instalado em sua extensão um moderno sistema de iluminação. Além dos quatro transformadores foram colocados 28 postes de aço de 8,5 metros e luminárias. O equipamento já começou a ser testado e é uma das últimas etapas da construção da via que dará acesso ao novo centro expandido de São Sebastião do Paraíso.

A Avenida José de Oliveira Brandão Filho integra o conjunto de ruas e avenidas da cidade e também do Distrito de Guardinha contempladas em um convênio celebrado em 2010 entre o Município e o Estado para a implantação do serviço de pavimentação. Na época o Governo de Minas anunciou investimentos da ordem de R$ 2,7 milhões para a realização dos trabalhos que foram executados por toda a cidade. A via possui pistas duplas com quatro faixas de rolamento.

Após atrasos na execução dos serviços, uma vez que a empresa responsável pelos trabalhos teve o contrato rompido pela Prefeitura, foi necessário que outra construtora assumisse as obras, sendo desenvolvido um novo cronograma. Com isso a pavimentação da avenida foi concluída em maio deste ano. Em seguida foi realizada a parte de sinalização vertical e horizontal, além de pintura de faixas indicativas de solo. A colocação do sistema de iluminação, considerada uma das últimas etapas de construção da via foi realizada entre os meses de junho e julho.

O serviço é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura e a Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig Distribuição S.A.) em setembro de 2010. O acordo prevê aplicação de R$ 603.151,04, valores a serem quitados com recursos próprios do município, para colocação ou substituição de 200 postes e 500 luminárias em 50 pontos do município, incluindo o distrito de Guardinha. Somente na Avenida José de Oliveira Brandão Filho, foi feita extensão de rede de quase 400 m e instalação de transformadores, postes e luminárias. Na mesma região, em 2011 foram colocados 48 postes e 69 luminárias, com extensão de rede nas avenidas Jacinto Ferreira Guimarães e João Santeiro que integram o Projeto Somma.

De acordo com a Secretaria de Obras ainda neste ano está prevista a realização de obras de melhoramentos em outras duas avenidas da cidade, em relação a pavimentação. Ainda do programa de parceria com o Estado, a Avenida Oliveira Resende terá mais um trecho asfaltado, compreendendo a região da sede do Corpo de Bombeiros até as proximidades da Casa da Cultura. A outra via a receber pavimentação desta vez em parceria com uma construtora que faz o loteamento na área é a Avenida Vereador Alfredo Campolongo.