Paraíso é lider regional no Iepha

26/07/2012

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) divulgou na segunda-feira (23 de julho) a pontuação definitiva para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Cultural, ano 2012 - exercício 2013, destacando novamente a cidade de São Sebastião do Paraíso como a líder da pontuação regional, pelo sexto ano consecutivo.

Promulgada em 27 de dezembro de 2000, a Lei n.º 13803 veio ajudar os municípios a preservar o seu Patrimônio Histórico, uma vez que a mesma, repassa recursos para os municípios que preservam a sua memória e produção cultural, resguardando assim sua história e cultura.

De acordo com o chefe do Departamento de Cultura, Lucas Candido de Oliveira, “a pontuação foi resultado de um longo processo de trabalho e esforço do Departamento de Cultura juntamente com o Conselho do Patrimônio Histórico. Apesar de uma equipe pequena e de um período tumultuado, haja vista que a entrega da documentação foi no dia 15 de janeiro, logo após o término das Congadas e Festas de Reis, o município conseguiu demonstrar o bom desempenho e a preocupação com a preservação de sua História”.

Composta por sete pastas a documentação foi preparada deste o mês de setembro, praticamente por dois funcionários do Departamento de Cultura, Lucas Candido e Fátima Aparecida Cruz, ambos historiadores e membros do Conselho do Patrimonio Histórico. Lucas complementa dizendo: “tivemos a colaboração de Patrícia Venerando Baldo que preparou o Projeto de Educação Patrimonial obtendo a nota máxima para aquele quesito, juntamente com a dedicação de Fátima Cruz, sendo a união dos funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo fundamental pata tal êxito”.

Vale ressaltar que no ano de 2011 o município de São Sebastião do Paraíso recebeu a verba de R$ 127.809,03 que foi revertido na reforma da Capela do Asilo São Vicente de Paulo, na revitalização do Monumento dos Imigrantes, na restauração das imagens dos santos padroeiros do Congado, na confecção das placas que identificam os bens tombados e com previsão de término ainda este ano a reforma da Estação Ferroviária Mogiana e a reforma da Antiga Caixa d'agua, que atualmente é sede da Academia Paraisense de Cultura (APC).

O secretario de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bícego conclui que o principal fator para alcançar bons resultados é a seriedade com que a Secretaria de Esporte e Cultura vem trabalhando, e a consequência disso é perceptível a toda população.

Segue abaixo a relação dos municípios da região:

São Sebastião do Paraíso: 14,45
Itamogi: 13,30