Mais um patrimônio histórico é identificado

19/07/2012

Após o evento oficial que identificou a antiga caixa d'agua com uma placa de bronze, ocorrido no dia 30 de maio, chegou a vez do Morro do Baú de Santa Cruz receber sua identificação. No último dia 14 de julho, o Conselho do Patrimonio Histórico, Artistico e Cultural de São Sebastião do Paraíso inaugurou a segunda placa, fixada na entrada da capela de Santa Cruz.

Localizado às margens da rodovia MG-050, o morro foi tombado pelo Decreto Municipal nº 452 de 14/12/1971. Por não se tratar de um imóvel, a discriminação do tombamento é Conjunto Paisagístico, seguindo uma legislação de proteção e preservação própria.

No início do século XIX, foi implantado no alto do morro um Cruzeiro representando a devoção a Santa Cruz que tem como dia festivo a data de 3 de maio. Desde esta época, as pessoas vão ao morro, com objetivo religioso. A primeira capela foi construída por volta de 1850, incendiada em 1944, sendo a atual edificada em 1945, entretanto o barracão e o coreto, que ocupam a área adjacente à capela, foram construídos em 1979, ou seja, posterior ao tombamento. A altitude do morro é 991 metros, acima do nível do mar.

Em setembro de 2006, o referido morro foi totalmente revitalizado com a edificação do Cristo Redentor, que naquela ocasião encerrou as Missões Redentoristas em São Sebastião do Paraíso.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Cultura e secretário do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Lucas Cândido de Oliveira, “somente a capela e o cruzeiro pertencem aos bens inventariados pelo entorno de tombamento, haja vista que as demais construções não existiam na data da documentação. O Departamento de Cultura trabalha todos os anos com o Projeto de Educação Patrimonial, direcionado aos jovens, com o intuito de conscientizá-los sobre o Patrimônio Histórico paraisense”.

O evento contou com a presença de pais e alunos do Colégio Crescer, que de acordo com Lucas Candido foram informados sobre a importância do Morro do Baú para a história do município, uma vez que o mesmo está representado na bandeira da cidade, dentre outros detalhes sobre o processo de tombamento.A placa do referido patrimônio foi descerrada por Eline Tubaldini e Eneida Tubaldini, diretoras do colégio.

Vale ressaltar que as placas foram confeccionadas através dos recursos do Fundo do Patrimônio Artístico e Cultural de São Sebastião do Paraíso (Funpac), sendo destinados para tal ato através do trabalho dos membros do Conselho do Patrimônio Histórico.