Comitê lança campanha contra a dengue

23/05/2012

“Esta casa combate a dengue”. É com essa frase em um adesivo que a equipe de agentes epidemiológicos de São Sebastião do Paraíso está visitando as residências do município e orientando seus moradores para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A campanha teve início no mês de abril de 2012 e espera mobilizar toda a sociedade para continuar com as ações preventivas de combate a dengue.

De acordo com Gustavo Bernardino, coordenador do setor de Zoonoses, essa é mais uma estratégia
.que a Prefeitura, juntamente com o Comitê Municipal de Combate a Dengue, está propondo para a população com intuito de lembrar que, mesmo com o clima mais seco, existe a possibilidade do mosquito se proliferar.

“O assunto sobre a dengue acaba sendo cansativo e a população acomoda, deixando de se preocupar com os cuidados básicos de prevenção da doença. Pensando nisso, a Prefeitura em parceria com o Comitê de Combate a Dengue, investiu na criação de adesivos para as residências, com objetivo de lembrar a sociedade que a maior responsável pela eliminação da doença é a própria população. Independente de estarmos no período da seca ou das chuvas, não podemos vacilar” explica Gustavo.

A distribuição do adesivo se dá de maneira simples, mas que segue alguns critérios. Após a visita de rotina do agente epidemiológico, o mesmo constatando que a residência encontra com as calhas limpas, caixa d'água limpa e fechada, vasos de plantas sem água parada ou com terra nos pratinhos, locais que possam acumular água virados para baixo ou tampados e que o local encontra-se livre do acúmulo de lixo e entulhos, é pedido autorização para colar o adesivo na parte externa da casa.

Em caso de qualquer irregularidade nos critérios acima, o morador da casa é orientado a providenciar a solução e até em dois dias o agente epidemiológico retorna a residência e, verificado que o critério foi obedecido, ele pede autorização para colagem do adesivo.

Algumas residências já estão com o adesivo colado na parte externa da casa e de acordo com Bernardino, “a população felizmente está aderindo e aceitando bem essa nova campanha”. Prova disso são os números de suspeitas desse ano, apenas trinta notificações, sendo três casos confirmados.

Bernardino comenta que isso é reflexo do trabalho insistente de prevenção que toda a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza durante o ano inteiro. “A população está mais atenta, conhece mais sobre a doença e sabe como eliminar o foco. Não pode descuidar. Faça chuva ou faça sol a população tem que cuidar e fazer sua parte” explica Gustavo.

A Vigilância Epidemiológica espera que até final de junho todas as residências de Paraíso, distrito de Guardinha e comunidade Termópolis estejam com os adesivos colados e livres dos males da dengue.