Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Paraíso participa de Conferência em BH

26/04/2012

 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de São Sebastião do Paraíso, enviou três conselheiras delegadas para representarem o município na Conferencia Estadual, ocorrida em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, nos dias 10, 11 e 12 de abril.

 As conselheiras representantes foram eleitas na Conferencia Municipal, ocorrida em dezembro de 2011, sendo Patricia Aparecida Dutra Leal e Aline Mariane Andrade, representando o governo, e Magda Aparecida Busti Souza, representando o Conselho Tutelar.

 A 8º Conferência Estadual dos Direitos  da Criança e do Adolescente contou com a participação de Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos; Mirian Santos, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda); André Quintão e Gabriel Guimarães, deputados estaduais; Carmem Rocha, subsecretária de Direitos Humanos; Eliane Quaresma, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes; Felipe Rodrigues Andrade, representante da comissão organizadora da conferencia; Cássio Soares,  secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

 O grupo de percussão Bloco na Medida, formado por adolescentes participantes do projeto de medidas sócio-educativas de Belo Horizonte fez a execução do Hino Nacional. Esse projeto em Paraíso corresponde ao Vem-Ser. Após os pronunciamentos, houve uma apresentação teatral com o tema “Conferencia Estadual de Direitos da Criança e Adolescente”, pelo Grupo de Mobilização Social da Secretaria Adjunta de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte.

 A Conferência contou com cinco eixos: 1 – Promoção dos direitos da criança e adolescente, 2- Proteção e defesa dos direitos, 3 – Protagonismo e participação de crianças e adolescentes, 4-Controle social da efetivação dos direitos, 5 – Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. As propostas vindas das Conferencias Municipais foram lidas e os grupos votaram em cinco propostas de cada eixo para serem enviadas à etapa nacional, prevista para ocorrer no mês de junho, em Brasília/DF.

 No terceiro dia houve a plenária final e a eleição dos delegados que irão representar Minas Gerais na Conferencia Nacional. Para a conselheira representante do governo Patricia Aparecida Dutra Leal, é de extrema importância a participação neste tipo de evento, o­nde se agrega muito conhecimento. “As discussões são de nível bastante elevado, pensa-se não só no município, mas em todo o Estado e também em um país. Vemos as dificuldades de municípios maiores, iguais ou menores que o nosso e aprendemos com isso. Vale a pena participar e exercer a cidadania através do controle social”, explica Patricia.

 As reuniões do CMDCA em Paraíso acontecem mensalmente na Gerência de Ação Social da Prefeitura, à rua Pimenta de Pádua, 1836, Lagoinha, e são abertas a toda população. Maiores informações através de 3539-1029.